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Navegando por Autor "LIRA, Aliandra Cristina Mesomo"

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    A obrigatoriedade de matrícula para a Educação Infantil: possíveis retrocessos
    (2020) LIRA, Aliandra Cristina Mesomo; DREWINSKI, Jane Maria de Abreu
    O artigo discute a obrigatoriedade escolar para crianças de 4 e 5 anos instaurada pela Lei n. 12.796 a partir de resultados de pesquisa que objetivou acompanhar e problematizar a implementação da Lei em um município de médio porte. Teoricamente, os estudos apoiaram-se em autores que discutem a Educação Infantil como Vieira (2011), Rosemberg (2015) e Campos (2010), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas e análise de estatísticas educacionais. Os resultados da investigação apontam que o cumprimento da legislação vem sendo feito por meio da adoção e implementação de estratégias que podem comprometer o direito das crianças à Educação Infantil de qualidade.
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    Atos de ler e brincar na universidade: uma experiência de formação de crianças, professores e acadêmicos
    (2019) LIRA, Aliandra Cristina Mesomo; GEHRKE, Marcos
    Trata sobre os atos de ler e brincar na universidade, uma experiência de formação de crianças, professores e acadêmicos do curso de Pedagogia, decorrentes de um projeto de extensão desenvolvido entre 2017 e 2018 no contexto de uma universidade pública. Destaca que as ações tiveram como foco a leitura, a brincadeira e a contação de histórias e, foram desenvolvidas por um grupo de bolsistas e voluntários vinculados ao curso de Pedagogia, bem como as crianças e professores da rede pública de ensino e filhos de funcionários da instituição. Problematiza a importância da organização de espaços de leitura e de brincar no contexto universitário, cujas práticas enriquecem a formação dos futuros profissionais e ampliam significativamente o desenvolvimento, aprendizagem, interesse e criatividade das crianças. Considera a parceria entre a universidade e a rede pública de educação como uma estratégia política e pedagógica de formação de todos os sujeitos envolvidos.
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    Crianças e brinquedos: uma relação inquestionável?
    (2019) LIRA, Aliandra Cristina Mesomo; DOMINICO, Eliane; NUNES, Maristela Aparecida
    O objetivo é refletir sobre o brinquedo, sua produção, divulgação, papel e relação com as crianças na contemporaneidade. Após a Revolução Industrial, as transformações ocorridas nos modos de produção também se sucederam com os brinquedos que passaram a ser produzidos pelas grandes empresas e difundidos pela mídia. Devido a isso, esses objetos têm adquirido uma importância inédita na história da infância. Trata-se de estudo teórico, assentado em autores como Benjamin (1984), Brougère (1995, 2004), Bujes (2000a) e Kishimoto (1995, 1999), dentre outros, que nos ajudam a pensar a respeito do brinquedo como artefato cultural e que passa por um intenso processo de industrialização, com efeitos para a constituição das subjetividades infantis. A reflexão permitiu reconhecer que a relação entre criança e brinquedo precisa ser problematizada para que possamos compreender até que ponto esse vínculo é conduzido e manipulado pela mídia e pelos fabricantes.
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    Disfarça-me que te devoro: youtubers mirins, consumo e semiformação da criança
    (2019) LIRA, Aliandra Cristina Mesomo; YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; DOMINICO, Eliane Dominico
    Este artigo objetiva problematizar o papel e o impacto da indústria cultural na formação das crianças, tomando os youtubers mirins como foco de análise.
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    Obrigatoriedade de matrícula na pré-escola: análise do ponto de vista das famílias
    (2019) LIRA, Aliandra Cristina Mesomo; MACHADO, Leandra Souza
    O artigo tem como objetivo problematizar a obrigatoriedade de matrícula na pré-escola para crianças de 4 e 5 anos de idade, proposta pela Lei 12.796, e compreender qual a percepção dos pais com relação aos encaminhamentos envoltos no cumprimento da lei. A pesquisa é de cunho qualitativo, partindo de referencial teórico e análise documental, e entrevistas com os responsáveis pelas crianças matriculadas na pré-escola. Foi possível reconhecer que a obrigatoriedade não necessariamente significa uma pré-escola de qualidade, e que os responsáveis interpretam a implementação da lei como direito ‘de aprender’ mais cedo, a despeito das condições de atendimento.
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    Quando o brincar tem hora e lugar: reflexões sobre o uso do parque na educação infantil
    (2015) LIRA, Aliandra Cristina Mesomo; KOPCZYNSKI, Josiane Aparecida
    O objetivo do artigo é problematizar o uso do parque nas instituições de educação infantil, refletindo sobre o papel do brincar na formação das crianças. A reflexão é resultado de pesquisa que buscou identificar como estava organizado o parque de uma instituição de educação infantil e quando ele era utilizado pelas crianças, bem como quais brincadeiras eram vivenciadas por elas nesse espaço. Foi possível reconhecer que o uso do parque faz parte de um cotidiano extremamente dirigido e controlado pelo adulto, desde a disposição dos brinquedos até a existência dos horários de parque nas rotinas das turmas.

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ISSN 1518-6385

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