Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "GIROTO, Claudia Regina Mosca"

Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    10 anos da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva em debate: trajetória, limites e desafios
    (2018) GIROTO, Claudia Regina Mosca; POKER, Rosimar Bortolini; VITTA, Fabiana Cristina Frigieri
    O dossiê “10 anos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em debate: trajetória, limites e desafios” objetiva apresentar e problematizar aspectos relacionados à trajetória, limites e desafios engendrados pela PNEEPEI, no que diz respeito aos referenciais históricos e políticos, à constituição de redes de apoio para a efetivação da educação inclusiva no Brasil, à formação de professores na perspectiva da educação inclusiva, ao mapeamento e avaliação das formas de organização e operacionalização de sistemas educacionais inclusivos e às práticas pedagógicas inclusivas constituídas nos diferentes contextos educacionais.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Inclusão e educação infantil
    (2019) GIROTO, Claudia Regina Mosca; VITTA, Fabiana Cristina Frigieri de; ARAUJO, Luciana Aparacida de
    O direito de todos à educação de qualidade tem se constituído em meta nas políticas públicas sociais, frente às desigualdades engendradas pelas/nas condições de existência humana, o que, sem dúvida, configurou avanços direcionados a minimizar essas desigualdades.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Inclusão e formação docente: com a palavra, os professores das salas de recursos multifuncionais
    (2019) POKER, Rosimar Bortolini Poker; NASCIMENTO, Beatriz Aparecida Barboza do; GIROTO, Claudia Regina Mosca
    A educação especial, diante da atual política educacional brasileira, que preconiza a inclusão, não assume mais o caráter substitutivo da sala regular, mas torna-se um serviço pedagógico complementar, de suporte, para os alunos público-alvo da educação especial. Tal fato exige mudanças na formação, concepção e na ação pedagógica do professor.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Medicalização da educação e os sentidos do não aprender
    (2020) GIROTO, Claudia Regina Mosca; BERBERIAN, Ana Paula; SANTANA, Ana Paula de Oliveira
    Profissionais das áreas da Saúde e da Educação, críticos de abordagens medicalizantes, são unânimes em afirmar que tais abordagens descaracterizam e escamoteiam a condição humana, uma vez que decorrem de uma lógica reducionista/determinista focada no indivíduo e, em especial, em sua dimensão orgânica.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Medicalização da educação e os sentidos do não aprender discursivizados na documentação pedagógica: um olhar para o discurso da escola
    (2020) GIROTO, Claudia Regina Mosca; MARQUES, Jaqueline Belga; GARCIA, Amanda Trindade
    No campo da educação, há uma rede de explicações medicalizadoras e patologizadoras que buscam justificar o não aprender, sob a qual proliferam doenças do não aprender atribuídas a alunos em fase inicial do processo formal de apropriação da escrita.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O trabalho pedagógico para alunos público-alvo da educação especial: investigando a inclusão na educação infantil
    (2016) FANCHINETTI, Tamiris Aparecida; NASCIMENTO, Beatriz A. Barboza do; GIROTO, Claudia Regina Mosca
    A atuação do professor da Educação Infantil com alunos público-alvo da Educação Especial tem assumido relevância no contexto educacional inclusivo, uma vez que a mediação desse professor, bem como a adoção de metodologias compatíveis com tal perspectiva, nessa etapa educacional, épreponderantepara a garantia de acesso, permanência e participação desses alunos na escola, desde o início de seu processo de escolarização.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Pedagogia bilíngue: dilemas e desafios na formação de professores
    (2018) GIROTO, Claudia Regina Mosca; CICILINO, Joice Emanuele Munhoz; POKER, Rosimar Bortolini
    Este ensaio teórico pretendeu discutir e problematizar as incoerências existentes entre as concepções sobre educação bilíngue que orientam as ações educacionais com alunos surdos e as propostas de formação docente para consolidação de tais ações no contexto educacional inclusivo
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Trabalho docente com alunos público-alvo da educação especial na educação infantil
    (2016) MARQUES, Jaqueline Belga; GIROTO, Claudia Regina Mosca
    O presente artigo teve por objetivo analisar o trabalho docente, na Educação Infantil, com alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), em sala de aula comum, particularmente no que se refere a alunos com transtorno do espectro autista. Para tal, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa com a participação de uma docente da Educação Infantil, que atua em uma escola da rede municipal, de uma cidade do interior do estado de São Paulo.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão