Navegando por Autor "GIROTO, Claudia Regina Mosca"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item10 anos da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva em debate: trajetória, limites e desafios(2018) GIROTO, Claudia Regina Mosca; POKER, Rosimar Bortolini; VITTA, Fabiana Cristina FrigieriO dossiê “10 anos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em debate: trajetória, limites e desafios” objetiva apresentar e problematizar aspectos relacionados à trajetória, limites e desafios engendrados pela PNEEPEI, no que diz respeito aos referenciais históricos e políticos, à constituição de redes de apoio para a efetivação da educação inclusiva no Brasil, à formação de professores na perspectiva da educação inclusiva, ao mapeamento e avaliação das formas de organização e operacionalização de sistemas educacionais inclusivos e às práticas pedagógicas inclusivas constituídas nos diferentes contextos educacionais.
- ItemInclusão e educação infantil(2019) GIROTO, Claudia Regina Mosca; VITTA, Fabiana Cristina Frigieri de; ARAUJO, Luciana Aparacida deO direito de todos à educação de qualidade tem se constituído em meta nas políticas públicas sociais, frente às desigualdades engendradas pelas/nas condições de existência humana, o que, sem dúvida, configurou avanços direcionados a minimizar essas desigualdades.
- ItemInclusão e formação docente: com a palavra, os professores das salas de recursos multifuncionais(2019) POKER, Rosimar Bortolini Poker; NASCIMENTO, Beatriz Aparecida Barboza do; GIROTO, Claudia Regina MoscaA educação especial, diante da atual política educacional brasileira, que preconiza a inclusão, não assume mais o caráter substitutivo da sala regular, mas torna-se um serviço pedagógico complementar, de suporte, para os alunos público-alvo da educação especial. Tal fato exige mudanças na formação, concepção e na ação pedagógica do professor.
- ItemMedicalização da educação e os sentidos do não aprender(2020) GIROTO, Claudia Regina Mosca; BERBERIAN, Ana Paula; SANTANA, Ana Paula de OliveiraProfissionais das áreas da Saúde e da Educação, críticos de abordagens medicalizantes, são unânimes em afirmar que tais abordagens descaracterizam e escamoteiam a condição humana, uma vez que decorrem de uma lógica reducionista/determinista focada no indivíduo e, em especial, em sua dimensão orgânica.
- ItemMedicalização da educação e os sentidos do não aprender discursivizados na documentação pedagógica: um olhar para o discurso da escola(2020) GIROTO, Claudia Regina Mosca; MARQUES, Jaqueline Belga; GARCIA, Amanda TrindadeNo campo da educação, há uma rede de explicações medicalizadoras e patologizadoras que buscam justificar o não aprender, sob a qual proliferam doenças do não aprender atribuídas a alunos em fase inicial do processo formal de apropriação da escrita.
- ItemO trabalho pedagógico para alunos público-alvo da educação especial: investigando a inclusão na educação infantil(2016) FANCHINETTI, Tamiris Aparecida; NASCIMENTO, Beatriz A. Barboza do; GIROTO, Claudia Regina MoscaA atuação do professor da Educação Infantil com alunos público-alvo da Educação Especial tem assumido relevância no contexto educacional inclusivo, uma vez que a mediação desse professor, bem como a adoção de metodologias compatíveis com tal perspectiva, nessa etapa educacional, épreponderantepara a garantia de acesso, permanência e participação desses alunos na escola, desde o início de seu processo de escolarização.
- ItemPedagogia bilíngue: dilemas e desafios na formação de professores(2018) GIROTO, Claudia Regina Mosca; CICILINO, Joice Emanuele Munhoz; POKER, Rosimar BortoliniEste ensaio teórico pretendeu discutir e problematizar as incoerências existentes entre as concepções sobre educação bilíngue que orientam as ações educacionais com alunos surdos e as propostas de formação docente para consolidação de tais ações no contexto educacional inclusivo
- ItemTrabalho docente com alunos público-alvo da educação especial na educação infantil(2016) MARQUES, Jaqueline Belga; GIROTO, Claudia Regina MoscaO presente artigo teve por objetivo analisar o trabalho docente, na Educação Infantil, com alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), em sala de aula comum, particularmente no que se refere a alunos com transtorno do espectro autista. Para tal, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa com a participação de uma docente da Educação Infantil, que atua em uma escola da rede municipal, de uma cidade do interior do estado de São Paulo.