Navegando por Autor "FERREIRA, Heraldo Simões"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA disciplina de educação física no ensino médio: reflexões sobre a prática docente(2018) SANTOS, Maria Adriana Borges dos; FERNANDES, Maria Petrilia Rocha; FERREIRA, Heraldo SimõesEste estudo tem como objetivo refletir sobre a prática docente dos professores de Educação Física no Ensino Médio. Trata-se de pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa de campo.
- ItemA psicopedagogia na alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem(2019) MOURA, Anaisa Alves de; RODRIGUES, Francisca Neide Camelo Martins; SOARES, Stela Lopes; FERREIRA, Heraldo SimõesO presente artigo tem como objetivo principal investigar as dificuldades de aprendizagem enquanto limitadoras do processo de alfabetização. Nesse contexto, utilizou-se para a investigação de diversos referenciais teóricos voltados para o esclarecimento da importância do psicopedagogo, seu trabalho interventivo e preventivo e seu papel no ambiente escolar e ao educando, a partir do seu contexto social, cognitivo, psíquico e orgânico.
- ItemA realidade dos professores de educação física no ensino fundamental I e II, em uma escola pública da sede do município de Massapê – CE(2018) TEIXEIRA, Francisco Claudeci Faustino; FERREIRA, Heraldo SimõesEste artigo visa divulgar a realidade da prática docente na visão de professores de educação física em uma escola primária em Massapê-CE. Para isso, realizou-se um levantamento exploratório com uma abordagem qualitativa, utilizando a entrevista semiestruturada como um instrumento para a coleta de dados, com relatos de quatro professores, sobre as dificuldades recorrentes da profissão, na análise das entrevistas obtidas procurou-se interpretar os argumentos dos professores de acordo com o tema de cada questionamento.
- ItemApresentação(2019) SOARES, Stela Lopes; SCHWINGEL, Paulo Adriano; FERREIRA, Heraldo SimõesO Dossiê reúne reflexões desenvolvidas a partir dos objetos de estudos dos organizadores, a Saúde Escolar. O objetivo dessa série de documentos é contribuir no debate sobre a complexidade das dimensões da privatização e suas decorrências para consecução do direito à educação em diferentes contextos.
- ItemAs Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física Escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza(2016) TORRES, Aline Lima; MOTA, Mabelle Maia; FERREIRA, Heraldo Simões; FERREIRA, Aline Fernanda; DARIDO, Suraya CristinaIt’s observed an increasing scientific interest on research about the use of Information and Communication Technology-ICT in the universe of scholar Physical Education. Thus, this original article has as an objective verify the use of it, specifically regarding the use of computers by the teachers of the public education of the city of Fortaleza-CE. Thirty two teachers participated in the study. The data were collected through a semi structured questionnaire compounded for mixed questions about the use of ICT in the physical education classes. The collected data were analyzed by descriptive statistics and expressed by graphics and charts. Also was realized a analysis of the open questions like a way of understanding the thoughts of the research group about the use of computers in the physical education classes. It was discovered that most of the teachers rarely uses the computer in their classes and, even those who use, made it with low frequency over the school year. It was verified that the principal reasons would be the lack of teachers in the laboratories and suitable physical structure to enable the application of the activities.These facts indicate, for the researched reality, the need of interventions aimed at continuing education and a greater attention about the infrastructure and support to these teachers.
- ItemAvaliação da aprendizagem: reflexões dos professores de educação física na educação básica(2019) FERNANDES, Maria Petrília Rocha; SANTOS, Maria Adriana Borges dos; NASCIMENTO, Kessiane Fernandes; RIBEIRO, Manoela de Castro Marques; FERREIRA, Heraldo SimõesEste estudo tem como objetivo analisar a concepção dos professores na Educação Física escolar sobre avaliação da aprendizagem. O caminho metodológico caracterizou-se por uma investigação de campo, cuja abordagem é qualitativa.
- ItemFormação de diretores escolares para o programa saúde na escola: uma pesquisa–ação(2020) VERAS, Karlla da Conceição Bezerra Brito; FERREIRA, Heraldo Simões; LOURINHO, Lídia AndradeThe objective of the research is to analyze the training process about the characteristics of the School Health Program (PSE), with school principals. Thus, the study is an action research with a qualitative approach. The study scenario was in the municipality of São Benedito-Ceará. The research participants were 10 public school principals. In Phase I - Diagnosis of the directors' knowledge about the PSE, it was possible to diagnose after the analysis of the answers that 90% of the directors know the existence of the PSE. In phase II, constituted an action in the training format in the PSE. In phase III the group interview with the directors participating in the training took place, where they reported that the training was excellent, practical, objective and dynamic. In this way, training on the PSE contributes to the transformation of professional practices, constituting an essential strategy for the improvement of the actions of the PSE.
- ItemFormação de professor e profissionalismo: reflexões acerca da avaliação externa(2019) SANTOS, Maria Adriana Borges dos; FERREIRA, Heraldo Simões; SIMÕES, Luiza Lúlia FeitosaThe aim of this study is to analyze the placement of teachers of two public schools in the municipalities of Fortaleza and Maracanaú on the implications of proof-Brazil/IDEB in the school curriculum and in teacher's professionalism. This is a qualitative approach whose selected method consisted of a case study, the scene were two public schools located in the State of Ceará, the subjects were eight teachers of the 5th grade of elementary school, for data collection was held an interview with those involved. For analysis of the data we have from the thematic analysis of Minayo. Main spoken results, point to the external evaluation proof-Brazil/IDEB is device that induces a prescribed curriculum and reductionist, compromises the independence and professionalism of teacher and still makes the quality of education to the the student's income.
- ItemRelato de experiência: reflexões sobre o papel do profissional de educação física no âmbito das deficiências múltiplas(2018) TEIXEIRA, Francisco Claudeci Faustino; SANTIAGO, Ana Paula Mendes; LIMA, Jacqueline de Oliveira; SOARES, Stela Lopes; FERREIRA, Heraldo SimõesEste trabalho científico privilegiou relatar as práticas inclusivas da disciplina: Educação Física para Pessoas com Deficiência. As ações acolhedoras foram realizadas na Associação de Pais e Filhos Excepcionais – APAE. Sendo efetivadas essas vivências no campo de atuação pautado no interesse em compreender o papel do Profissional de Educação Física no âmbito das deficiências múltiplas.