Navegando por Autor "DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAlunos com autismo na escola comum: eis a questão(2019) SILVA, Ivonete Ferreira da; DAMÁZIO, Mirlene Ferreira MacedoQuestões sobre alunos com autismo vêm sendo discutidas há mais de 60 anos, porém a educação escolar ainda tem muito a fazer em prol deles. Em busca das elucidações pertinentes a esse assunto, procuramos compreender os alunos com autismo e as dificuldades que envolvem a escola. Assim, foi realizado o presente estudo bibliográfico com seu recorte temporal de quatorze publicações em livros e periódicos a partir de 2009, visto que em 2008 ocorreu a implantação da política da Educação Especial na perspectiva inclusiva.
- ItemDocência no ensino superior(2020) DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo; CAMPANI, Adriana; ANTUNES, Katiuscia C. VargasA docência no ensino superior deve ser o objeto de investigação das instituições e seus gestores, em virtude da importância que tem para os pilares do ensino, da pesquisa e da extensão. Vamos tratar neste dossiê temático sobre o que está acontecendo, neste momento, com relação à docência, envolvendo as nuances dessa atuação profissional nos campos político, pedagógico e sociocultural.
- ItemEditorial(2019) DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo; ALENCAR, Edvonete Souza de; RODRIGUES, Paloma Alinne A.O ensino superior, na atualidade tem sido questionado os seus resultados. Neste sentido, pensar o ensino superior diante dessa realidade atual, respeitando as singularidades desse nível de ensino, deve ser o objetivo das instituições e seus gestores.
- ItemMetodologia do serviço do atendimento educacional especializado em uma perspectiva inclusiva na escola regular(2018) DAMÁZIO, Mirlene Ferreira MacedoO presente artigo tem por objetivo dialogar sobre a educação especial em uma perspectiva inclusiva, com enfoque na metodologia do serviço de atendimento educacional especializado (AEE) em escola de ensino regular. Esta pesquisa ação crítico colaborativa, cujo objetivo é investigar cooperativament
- ItemProfessor do atendimento educacional especializado na escola comum e as práticas metodológicas inclusivas(2019) SOUZA, Mayara Ferreira de; DAMÁZIO, Mirlene Ferreira MacedoPerante contextos de algumas escolas, é preciso expor a transversalidade do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e as conexões necessárias na perspectiva inclusiva para garantir a inclusão e o ensino/aprendizagem dos alunos público-alvo da Educação Especial.
- ItemRetratos da educação superior – inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica(2018) DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo; SANTOS, Mônica Pereira dosO dossiê temático Retratos do Ensino Superior – Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica objetivou sistematizar produções de relevada contribuição, construindo rede de socialização dos conhecimentos que estão sendo desenvolvidos e pesquisados pelas universidades que compõem o Observatório Internacional, Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe) e convidados.
- ItemSala de aula inclusiva no ensino superior em cursos de licenciaturas: que espaço é esse?(2018) DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo; MATOS, Elizabeth Rocha; ALENCAR, Edvonete Souza deNas últimas décadas, as propostas de formação de professores, com base nos princípios decorrentes dos paradigmas inclusivos, nos cursos de licenciaturas, vêm sendo questionadas em seus resultados, principalmente pelas dificuldades relacionadas às decisões político-filosóficas, pedagógicas e de gestão da sala de aula.