Navegando por Autor "COLARES, Anselmo Alencar"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA biblioteca escolar no contexto da educação em tempo integral(2019) PEREIRA, Raimundo Solano Lira; COLARES, Anselmo AlencarEste artigo apresenta dados de uma pesquisa sobre biblioteca escolar no município de Santarém/PA, especificamente sobre os estudos recentes acerca da biblioteca escolar e o lugar que ocupa no Projeto Político-Pedagógico de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral, considerando que este documento exemplifica e materializa a expressão de valores transmitidos para as comunidades interna e externa, a formação humana pretendida pela escola e os objetivos e metas que se almejam atingir quando da utilização de recursos e métodos adotados para a mobilização de esforços da escola. Os dados decorrem de pesquisa documental e bibliográfica e de consulta ao banco de dissertações de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGE/Ufopa). Serão apresentados, num primeiro momento, aspectos conceituais da educação integral e da escola de tempo integral, destacando pressupostos teóricos e referências sobre o assunto no Brasil; e citados alguns estudos locais acerca da experiência no município de Santarém/PA, bem como destacada a configuração da jornada escolar em quatro países europeus: Alemanha, Dinamarca, Itália e Grécia, com base em artigos de Miguel Pereyra, publicados em 1992 e 2005 (apud MAURÍCIO, 2014); num segundo momento, com base em dados do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) colhidos em Santarém/PA e em estudos locais acerca da educação integral, será feita a contextualização da escola pesquisada e descrito como a biblioteca foi prevista no Projeto (2014 a 2017).
- ItemA educação no processo de transformação social: refletindo sobre a prática docente(2021) COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; FONSECA, André Dioney; COLARES, Anselmo AlencarEste texto propõe-se investigar a prática docente em suas relações com o projeto de emancipação coletiva de todos os excluídos no atual sistema socioeconômico vigente. A problemática que é ponto de partida para a reflexão que aqui buscamos estabelecer está assentada no entendimento de que a sociedade da qual fazemos parte, cada vez mais, carece de uma educação comprometida com as transformações que foram anunciadas — e não concretizadas — pela burguesia revolucionária do amanhecer dos tempos modernos. Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica, com aporte teórico e metodológico ancorado no materialismo histórico dialético, daí a preocupação em estabelecer uma análise voltada às relações de ensino-aprendizagem que compreendem o ato educativo como um processo permanente de reflexão com vistas a rupturas transformadoras, uma vez que o modo de produção capitalista intensificou a ampliação das redes de comércio em praticamente todos os campos da atividade humana, mas também produziu e aprofundou as desigualdades sociais, bem como o distanciamento entre as pessoas, acentuando o individualismo, o consumo e a depredação do ambiente. Dessa forma, conclui-se que a prática docente exige reflexão e articulação entre teoria e prática, ou seja, uma práxis efetiva. Nesse momento crucial, em que assistimos ao ressurgimento/fortalecimento de grupos fascistas, ultraconservadores, faz-se necessária a resistência ativa no combate ao obscurantismo, na denúncia dos retrocessos e no anúncio de uma nova sociedade. A utopia há de vencer, e para isso é fundamental a práxis educativa transformadora.
- ItemA instrução pública nas páginas do jornal católico O Mariano (1935-1956): contextualizando as propostas educacionais(2023) SOUSA, Ormano Queiroz de; COLARES, Anselmo AlencarO presente artigo faz uma abordagem acerca da instrução pública registrada em Santarém, Pará, no período de 1935 a 1956, recorte temporal relativo à existência do jornal católico O Mariano, periódico que teve relevância pelo contexto histórico registrado em suas páginas, balizado na ideologia católica, nas quais transpareciam informações de áreas variadas norteando o doutrinamento religioso. Entrelaçam-se as informações com o contexto político do Estado Novo de Getúlio Vargas, buscando a percepção da relação Estado e Igreja. Em meio às notícias veiculava também informações da instrução escolar, o que determinou a pesquisa realizada nesse veículo de comunicação da Congregação Mariana dos Moços de Santarém, grupo de religiosos leigos, posteriormente sendo transformado em órgão oficial da então Prelazia de Santarém, hoje arquidiocese. No norteamento do estudo, adotou-se como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica e documental, e para sua análise histórico-crítica levantaram-se problematizações que deram suporte para as linhas norteadoras dando a possibilidade de delinear a substância da análise acerca da compreensão da instrução e sua prática em Santarém naquele período. Investigou-se a relação da instrução educacional com as possíveis concepções dadas pela imprensa católica santarena na primeira metade e no primeiro decênio da segunda metade do século XX. Constatou-se interesses implícitos veiculados nas notícias caracterizando a proposta educacional católica e suas interfaces com orientações oficiais do Estado brasileiro naquele período.
- ItemContribuição ao debate acerca da utilizaçãodo materialismo histórico e dialético como referencial teórico na pesquisa histórico-educacional(2002) COLARES, Anselmo Alencar; BEZERRA NETO, LuizInitially, we considered it necessary to present, in general lines, the constitutive elements of historical and dialectical materialism, and then to point out the importance and relevance of this methodological perspective of analysis, especially in research in the History of Education. This means to say, effectively, that we assume a position that goes against the current of those who, dragged by the winds of post-modernity, believe that all references based on the rationalist Enlightenment paradigm established with the advent of modernity are outdated.
- ItemEducação infantil: história, formação e desafios(2019) FONSECA, André Dioney; COLARES, Anselmo Alencar; COSTA, Sinara Almeida daWhereas the historically analytical exercise is essential to understand and overcome the obstacles that hinder the development of public policies focussedon the improvement of early childhood education in Brazil, in this theoretical article we intend to present some historical elements about the different origins of nurseries and preschools, and to discuss the roles assumed by the early childhood educationteachers throughout the centuries. Finally, we aim to identify what are the challenges to be faced in teacher qualification nowadays. We argue that the improvement in the educational services provided to young children relies on committing to a qualified training of the teachers, along with raising awareness about the importance of the Brazilian government prioritizing education in its fiscal policy, specially children‟s education.
- ItemO PARFOR na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA): perspectivas para a melhoria na práxis pedagógica(2017) BARRETO, Eliane Gracy Lemos; COLARES, Anselmo AlencarO presente artigo tem como objetivo analisar o processo de implementação e os resultados do PARFOR na UFOPA (Campus Monte Alegre/PA), no período de 2010-2014. Parte do princípio de que as políticas de formação docente, implementadas no Brasil, nas últimas décadas, têm conseguido atender os aspectos quantitativos diante da demanda por capacitação profissional, no entanto, faz-se necessário atender os aspectos qualitativos dessa formação, pois o conhecimento teórico docente é importante, mas este não deve se sobrepor à capacitação didático-pedagógica necessária à práxis docente. A metodologia utilizada baseou-se na abordagem qualitativa, a partir de pesquisas bibliográfica, documental e de campo, com a utilização de entrevistas e questionários semiestruturados, alicerçados em três categorias de análises. Os resultados apontam que, para que haja significativa mudança na ação didático-pedagógica, tornam-se imprescindíveis adequações nos processos de implementação e de gestão dessa política. Há problemas, contudo há também enormes possibilidades de que os resultados do PARFOR não sejam apenas quantitativos, mas reflitam efetivamente na melhoria da práxis pedagógica docente.