Navegando por Autor "ARAÚJO, Osmar Hélio Alves"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA construção dos relatórios dos estágios supervisionados nas licenciaturas: indagações e desafios da experiência docente-discente(2021) ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; FORTUNATO, IvanNeste artigo, buscou-se discutir a construção dos relatórios dos estágios supervisionados nos cursos de licenciatura a partir de quatro indagações e desafios postos aos docentes-discentes no contexto dos estágios. A primeira indagação proposta busca justamente investigar os motivos para se registrar a experiência de estágios. Em seguida, buscou-se compreender como a construção desses relatórios pode colaborar para que licenciandos se inscrevam na docência. Na terceira indagação, tomou-se como ponto de partida o entendimento de que a construção dos relatórios exige criatividade, materiais e estratégias diversas, bem como um arsenal teórico-epistemológico construído e (re)elaborado ao longo do curso de licenciatura. Por fim, a quarta indagação diz respeito a uma necessária articulação fundante entre ensino e investigação no contexto dos estágios supervisionados e a construção dos relatórios. Ao final, espera-se suscitar uma interlocução crítica e contributiva para a construção de uma relação muito mais íntima entre a elaboração dos relatórios de estágio supervisionado e a formação dos licenciandos pela integração entre docência, pesquisa e reflexão.
- ItemA didática a partir de pedagogos contemporâneos(2017) DANTAS, Rosana de Oliveira Rodrigues; MORAES, Cloves Santos de; SILVA, Edivania Gomes da; ARAÚJO, Osmar Hélio AlvesNeste ensaio, abordamos questões necessárias para a compreensão do campo da Didática, partindo de estudos e pesquisas de pedagogos contemporâneos que nos permitem entender que a Didática estuda o processo de ensino por meio dos seus componentes- os conteúdos escolares, o ensino e a aprendizagem- para, com o embasamento na teoria da educação, formular diretrizes orientadoras da atividade profissional dos professores. Bem como que a lógica da didática é a lógica da produção da aprendizagem (nos alunos), a partir de processos de ensino previamente planejados.
- ItemA didática a partir de pedagogos contemporâneos(2017) DANTAS, Rosana de Oliveira Rodrigues; MORAES, Cloves Santos de; SILVA, Edivania Gomes da; ARAÚJO, Osmar Hélio AlvesIn this essay, we approach fundamental questions for the understanding of the field of Didactics, starting from studies and researches of contemporary pedagogues that allow us to understand that Didactics studies the teaching process through its components - school contents, teaching and learning- with the basis of the theory of education, to formulate directives guiding the professional activity of teachers. As well as that the logic of didactics is the logic of the production of learning (in the students), from previously planned teaching processes. The practice of didactics is, therefore, a pedagogical practice, that includes didactics and transcends it. The purpose here is to discuss the field of Didactics as an area of Pedagogy, whose objective is the teaching and learning process. To this end, we discuss, among other points: Didactics as an activity of a pedagogical nature; notes on the field of Didactics; the role of Didactics; teaching as an object of Didactic study; the role of teachers in the processes of teaching and learning from the field of Didactics.
- ItemA didática e a pedagogia como suporte teórico para uma coordenação pedagógica qualificada(2016) ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; RIBEIRO, Luís Távora FurtadoEste artigo discute as possibilidades e as contribuições da Didática e da Pedagogia para a atuação, de modo crítico, dos coordenadores pedagógicos no âmbito escolar. A pesquisa empírica envolveu quatro coordenadoras pedagógicas da rede Municipal de Ensino do município de Missão Velha (CE), as quais serão aqui denominadas de Coordenadoras A, B, C e D. Para a coleta de dados, realizou-se quatro entrevistas semiestruturadas.
- ItemDossiê: inclusão e diversidade, exclusão, formação de professores(2017) ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; RODRIGUES, Janine Marta Coelho; ARAGÃO, Wilson Honorato
- ItemDossié: inclusión y diversidad, exclusión, formación de profesores(2017) ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; RODRIGUES, Janine Marta Coelho; ARAGÃO, Wilson Honorato
- ItemO estágio supervisionado: fios, desafios, movimentos e possibilidades de formação(2017) RIBEIRO, Luis Távora Furtado; ARAÚJO, Osmar Hélio AlvesDiscute-se aqui o estágio supervisionado como um processo que deve possibilitar aos estagiários fazer uso constante do diálogo, da indagação e da reflexão sobre as experiências, as habilidades, as atitudes e os conhecimentos construídos e em construção, buscando sempre dar significado às aprendizagens apreendidas a partir deste processo.
- ItemTecnologias móveis nos processos de ensino e de aprendizagem: mobilidade docente?(2016) ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; RIBEIRO, Luís Tavora Furtado; PINHEIRO, Maria Nerice dos SantosO artigo trata de uma pesquisa realizada junto a professores da educação básica do município de Iguatu/CE e teve como objetivo verificar se os professores utilizam as tecnologias móveis em sala de aula como recurso pedagógico, assim como investigar em que medida a qualificação profissional dos referidos profissionais impulsiona uma ação docente autêntica, autônoma diante da seara das tecnologias móveis.