Meta: Avaliação
Rio de Janeiro
jan./mar.
Mediante a queixa de alguns familiares e professores sobre o relatório avaliativo da escola, este artigo se valeu da seguinte questão direcionadora de pesquisa: O parecer descritivo do ensino fundamental I (AVALIA), das escolas públicas de Curitiba atende a sua própria função? Para respondê-la, utilizou-se a abordagem mista (Grupo Focal e Escala). Os resultados indicaram que o Parecer Descritivo tem um desenvolvimento histórico apontado para a sistematização do documento, mas o seu modelo não é compreensível para a família (87,22%) ou para os profissionais (72,28%), de modo que os professores consideram que o documento não cumpre a sua função de documento escolar (61,22%).

However, due to the complaint of some family members and teachers about evaluative report, this article was based on the following research guiding question: Does the descriptive report for elementary I (AVALIA) in Curitiba's public schools meet its function? To answer this question, was used a mixed approach: qualitatively, we organized a Focus Group of teachers to characterize the function and history of this document; quantitatively, we used an electronic form to measure the teachers' statements. The results indicated that the Descriptive Report has a historical development, pointed to the systematization of the document, but its model is not understandable to the family (87.22%) or professionals (72.28%) so that teachers consider (61.22%) that the document does not fulfill its function as a school document.

Ante la denuncia de algunos familiares y docentes sobre el informe de evaluación de la escuela, este artículo utilizó la siguiente pregunta orientadora de la investigación: ¿Lo informe descriptivo de la educación primaria I (EVALIA) de las escuelas públicas de Curitiba cumple su función propia? Para responder, se utilizó un enfoque mixto: cualitativamente, organizamos un Grupo Focal de docentes para caracterizar la función y la historia de este documento; de forma cuantitativa, utilizamos un formulario electrónico para medir las declaraciones de los profesores. Los resultados indicaron que lo Informe Descriptivo tiene un desarrollo histórico, apuntando a la sistematización del documento, pero su modelo no es comprensible para la familia (87,22%) ni para los profesionales (72,28%), por lo que los docentes consideran (61,22%) que el documento no cumple su función como documento escolar.
Avaliação estudantil, Boletim, Ensino fundamental I, Parecer descritivo, Descriptive report, Elementary school I, Report card, Student evaluation, Boleta de calificaciones, Escuela primaria I, Evaluación de estudiantes, Informe descriptivo
RAIMUNDO, Jerry Adriano; RODRIGUES, Kerolaine Aparecida Oniesko. Parecer descritivo: a suficiência do relatório avaliativo do ensino fundamental I de Curitiba. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 42, p. 19-40, jan/mar. 2022. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i42.3675. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/issue/view/135. Acesso em: 2023-02-07