Irene vista de dentro, outra vez: ou, sobre um aprendizer e um ensinar-traduzir [matemática]

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Título do Períodico
Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática
ISSN
1981-1332
Página(s)/e-location
1–20
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Florianópolis
17
1
Resumo
Esse texto, de inspiração wittgensteiniana, intenta iluminar alguns aspectos conceituais de aprender e ensinar [matemática]. Sugere-se que o aprender está na ordem do dizer e que ensinar está na ordem do traduzir. Não se propõe qualquer teorização, apenas um convite a, pela linguagem, reconhecer que é possível assumir outros pontos de vista sobre a significação de tais conceitos

This text, inspired by Wittgenstein, intends to illuminate some conceptual aspects of learning and teaching [mathematics]. It is suggested that learning is in the order of saying and that teaching is in the order of translating. No theorization is proposed, only an invitation to recognize, through language, that it is possible to assume other points of view on the meaning of such concepts
Descrição
Palavras-chave
Matemática, Aprender, Ensinar, Linguagem, Ensaio, Mathematics, To learn, To teach, Language, Essay
Citação
MACHADO, Rosilene Beatriz. Irene vista de dentro, outra vez: ou, sobre um aprendizer e um ensinar-traduzir [matemática]. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 1–20. 2022. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e86726. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/86726/48606. Acesso em: 2023-09-18