O estudo do erro: contributos para o trabalho docente do professor de matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática
ISSN
1981-1332
Página(s)/e-location
1–20
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Florianópolis
17
1
Resumo
Neste trabalho,apresentamos uma discussão sobre o estudo do erro de forma a contribuir para o trabalho do professor de matemáticae,para tal,investigamos as concepções, saberese práticas dos professores em relação aos erros dos alunos. A importância de discutir sobre os erros dos alunos e de dar um tratamento pedagógico a eles já foi alvode muitos estudosna área da Educação matemática, assim para a realização dessa pesquisa fizemos um levantamento bibliográfico dos estudos que discorrem sobre o erro e principalmente daqueles que discutem esse tema na formação docente. O caminho metodológico é o dapesquisa descritivaque nos possibilitou realizar uma consultapor meio de um questionário que foi aplicado a73 professores de matemática que atuam na Educação básica na Cidade de Belém do Paráe que participaram de um curso de formação continuada.Os resultados apontaram que os professores participantes dessa pesquisa, mostraram que têm clareza da utilização do erro tanto como indicador do processo aprendizagem, como das suas práticas pedagógicas. Eque o estudo do erroé importante para melhorar as escolhas metodológicas, assim como para ajudar os alunos na identificação, reflexãoe superação dos erros

In this work, we present a discussion on the study of error tocontribute to the work of the mathematics teacher and, for that, we investigate the conceptions, knowledge,and practices of teachers in relation to students' errors. The importance of discussing about students' mistakes and giving them a pedagogical treatment has already been the subject of many studies in Mathematics Education, so for the accomplishment of this research we did a bibliographic survey of studies that discuss the error and especially those that discuss this topic in teacher training. The methodological path is the descriptive research that allowed us to carry out a consultation through a questionnaire that was applied to 73 mathematics teachers who work in basic education in the city of Belém do Pará and who participated in a continuing education course. The results showed that the teachers participating in this research showed that they are clear about the use of error both as an indicator of the learning process and of their pedagogical practices. And that the study of error is important to improve methodological choices, as well as to help students in the identification, reflection and overcoming of errors
Descrição
Palavras-chave
Educação matemática, Prática docente, Análise de erros, Matemática, Mathematics education, Teaching practice, Error analysis, Mathematics
Citação
JUCÁ, Rosineide de Sousa. O estudo do erro: contributos para o trabalho docente do professor de matemática. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 1–20. 2022. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e82634. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/82634/48515. Acesso em: 2023-09-18