Professores discutindo a significação do conhecimento no clube de matemática
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática
ISSN
1981-1332
Página(s)/e-location
1–20
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Florianópolis
16
1
16
1
Resumo
Neste artigo tem-seporobjetivo discutir o conhecimento matemático e suas relações com a formação inicial de professores de matemática. Busca-serefletirsobre arelação designificação do citadoconhecimento, bem comoo movimento lógico-histórico de conceitos. Posteriormente, são abordadosaspectos da metodologia desenvolvida na investigação, base deste artigo. São apresentados também alguns dados construídose analisados queconstituíram indícios da percepção deque o conhecimento ésíntese lógica da história humana,da perspectiva de um sabercomo elemento maior para a emancipação dos sujeitose da apreensão da realidade pela essência e não pela aparência, em prol de uma organização do ensino de matemática apropriado, pautada na Teoria Histórico-Cultural.
This article aims to discuss mathematical knowledge and its relationship with the initial training of mathematics teachers. To present reflections on a relation of meaning of knowledge and study of historical-logical movement of concepts. Later, we will approach aspects of the methodology developed in the investigation, based on this article. Then, to present some data constructed and analyzed, which gave us clues about the perception that knowledge is a historical logic of human history; from the perspective of knowledge as a major element for theemancipation of subjects; and apprehension of reality by essence and not by appearance, in an appropriate mathematics teaching organization, in the Historical-Cultural Theory.
This article aims to discuss mathematical knowledge and its relationship with the initial training of mathematics teachers. To present reflections on a relation of meaning of knowledge and study of historical-logical movement of concepts. Later, we will approach aspects of the methodology developed in the investigation, based on this article. Then, to present some data constructed and analyzed, which gave us clues about the perception that knowledge is a historical logic of human history; from the perspective of knowledge as a major element for theemancipation of subjects; and apprehension of reality by essence and not by appearance, in an appropriate mathematics teaching organization, in the Historical-Cultural Theory.
Descrição
Palavras-chave
Conhecimento matemático, Lógico-Histórico, Formação inicial, Professores de matemática, Mathematical knowledge, Logical-Historical, Initial training, Mathematics teachers
Citação
SILVA, Mayline Regina; CEDRO, Wellington Lima. Professores discutindo a significação do conhecimento no clube de matemática. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 1–20. 2021. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e77234. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/77234/45773. Acesso em: 2023-09-18