Equações diferenciais ordinárias: uma análise de livros-texto indicados por cursos de licenciatura em matemática brasileiros

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática
ISSN
1981-1332
Página(s)/e-location
1–21
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Florianópolis
16
1
Resumo
Este texto tem por objetivo apresentar uma pesquisa que analisou de que modo as propostas para o estudo de Equações Diferenciais Ordinárias (EDO), presentesem livros-texto, podem contribuir no trabalho de professores de Matemáticada Educação Básicaao selecionarem situações-problema envolvendo o conceito de função. Os pressupostos teóricos para construção desta pesquisa referem-se a Abordagem Qualitativae aAnálise de ModelosMatemáticos. Optou-se poruma pesquisa qualitativa com a produção e análise dos dados seguindo pressupostos da Análise de Conteúdo. A fonte de produção de dados foi a análise de doislivros-texto de Equações Diferenciais mais citados porcursos brasileiros de Licenciatura em Matemática. A análise dos dados permitiu concluir que ambos os livros apresentammodelos matemáticos para estudar EDO, sendo as funções mais exploradas as exponenciais, quadráticas e trigonométricas, em detrimento da função logarítmica, não abordada nos capítulos analisados. Quanto a abordagem qualitativa, verificou-se que é utilizada, também, em ambos os livros, porém de forma limitada em um deles, pois não explora as potencialidades do campo de direções

This text aims to present a research that analyzed how the proposals for the study of Ordinary Differential Equations (EDO), present in textbooks, can contribute to the work ofschoolMathematics teachers when selecting problem situations involving the concept of function. The theoretical assumptions for the construction of this research refer to the Qualitative Approach and the Analysis of Mathematical Models. We opted for a qualitative research with the production and analysis of data following the premises of Content Analysis. The source of data production was the analysis of two textbooks on Differential Equations most cited by Brazilian Mathematics Degree courses. The analysis of the data allowed to conclude that both books present mathematical models to study EDO, the most explored functions are exponential, quadratic and trigonometric, in detriment of the logarithmic function, not addressed in the analyzed chapters. As for the qualitative approach, it was found that it is also used in both books, but to a limited extent in one ofthem, as it does not explore the potential of the directionsfield
Descrição
Palavras-chave
Equações diferenciais ordinárias, Abordagem qualitativa, Análise de modelos matemáticos, Campo de direções, Ordinary Differential Equations, Qualitative approach, Analysis of mathematical models, Directions field
Citação
SILVA, Alessandra Lucero; SOARES, Maria Arlita da Silveira; ROMIO, Leugim Corteze. Equações diferenciais ordinárias: uma análise de livros-texto indicados por cursos de licenciatura em matemática brasileiros. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 1–21. 2021. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e75935. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/75935/45781. Acesso em: 2023-09-18