A aprendizagem para a pesquisa de licenciandos em ensino de matemática: resultados das jornadas científicas estudantis em uma universidade moçambicana

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2023
Título do Períodico
Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática
ISSN
1981-1332
Página(s)/e-location
1–16
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Florianópolis
18
1
Resumo
Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que investigou a ocorrência da aprendizagem para a pesquisa nas Jornadas Científicas Estudantis em uma universidade moçambicana. Foram entrevistados três licenciandos que participaram do evento supracitado. Como referencial teórico e suporte metodológico adotou-se os Focos de Aprendizagem para a Pesquisa como categorias a priori. Os resultados indicama presença de dois Focos nos depoimentos coletados, são eles: Foco 1 –Interesse [envolvimento com a pesquisa]; Foco 6 –Identidade [Visão de si mesmo como pesquisador]. Em síntese, houve indícios de aprendizagem para a pesquisa.

In this article, we present the results of a research that investigated the occurrence of research learning in Student Scientific Journeys in a Mozambican university. Three undergraduates who participated in the event were interviewed. As a theoretical framework and methodological support, the Strands of Research Learning were adopted as a priori categories. The results showsthe presence of two strands in the statements collected, they are Strand 1 –Interest [involvement with research]; Strand 6 –Identity [Vision of oneself as a researcher]. In summary, learning for research occurred
Descrição
Palavras-chave
Focos da aprendizagem para a pesquisa, Jornadas científicas estudantis, Licenciatura em ensino de matemática, Strands of research learning, Student scientific journeys, Degree in mathematics teaching
Citação
CHICOTE, Rosalino Subtil; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de Mello. A aprendizagem para a pesquisa de licenciandos em ensino de matemática: resultados das jornadas científicas estudantis em uma universidade moçambicana. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 18, n. 1, p. 1–16. 2023. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e90376. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/90376/53435. Acesso em: 2023-09-18