Mobilizando conhecimentos geométricos durante o processo de leitura da construção do instrumento astrolábio náutico: uma proposta de UBP e sua inserção no ensino de matemática
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2023
Título do Períodico
Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática
ISSN
1981-1332
Página(s)/e-location
1–22
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Florianópolis
18
1
18
1
Resumo
A Unidade Básica de Problematização (UBP) é uma metodologia ativa, pautada em atividades aplicadas por meio de um flashde memória discursiva,o qual descreve uma prática sociocultural em umcampo da atividade humana, sendo eleito como um objeto de problematização disciplinar.Desse modo, oobjetivo do estudo foi discutir a aplicação de uma UBP para o ensino de Matemática que visou mobilizar conhecimentos geométricos durante o processo de leitura da construção do instrumento astrolábio náuticocontido no tratado Arte de Navegar (1606), ministradaemuma turma de licenciandos em Matemática da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Como metodologia, foramutilizadosos preceitos de uma abordagem qualitativa, pautada em um estudo de caso,utilizando-se uma metodologia ativa, a UBP. Concluímos que,após aplicação da atividade,foi possível aoslicenciando em Matemática da UECE mobilizarconhecimentos geométricos, tais comoconceito de diâmetro, circunferência, quadrante, ângulo reto, graduação,utilizando o teorema de Talesdurante o processo de leitura da construção do instrumento.
The Basic Problematization Unit (UBP) is an active methodology, based on activities applied through a flash of discursive memory, which describes a sociocultural practice in a field of human activity, being chosen as an object of disciplinary problematization. Thus, the objective of the study was to discuss the application of a UBP for the teaching of Mathematics that aimed to mobilize geometric knowledge during the reading process of the construction of the nautical astrolabe instrument contained in the treatise Arte de Navegar (1606), taught in a class of undergraduate students in Mathematics at the State University of Ceará (UECE). As a methodology, the precepts of a qualitative approach were used, based on a case study, using an active methodology, the UBP. We concluded that, after applying the activity, it was possible for the undergraduates in Mathematics at UECE to mobilize geometric knowledge, such as the concept of diameter, circumference, quadrant, right angle, graduation, using Thales' theorem during the reading process of instrument construction
The Basic Problematization Unit (UBP) is an active methodology, based on activities applied through a flash of discursive memory, which describes a sociocultural practice in a field of human activity, being chosen as an object of disciplinary problematization. Thus, the objective of the study was to discuss the application of a UBP for the teaching of Mathematics that aimed to mobilize geometric knowledge during the reading process of the construction of the nautical astrolabe instrument contained in the treatise Arte de Navegar (1606), taught in a class of undergraduate students in Mathematics at the State University of Ceará (UECE). As a methodology, the precepts of a qualitative approach were used, based on a case study, using an active methodology, the UBP. We concluded that, after applying the activity, it was possible for the undergraduates in Mathematics at UECE to mobilize geometric knowledge, such as the concept of diameter, circumference, quadrant, right angle, graduation, using Thales' theorem during the reading process of instrument construction
Descrição
Palavras-chave
Arte de navegar, Metodologia ativa, UBP, Formação de professores, Ensino de matemática, Art of navigating, Active methodology, BP, Teacher training, Math teaching
Citação
AMARANTE, Rebeca Oliveira; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Mobilizando conhecimentos geométricos durante o processo de leitura da construção do instrumento astrolábio náutico: uma proposta de UBP e sua inserção no ensino de matemática. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 18, n. 1, p. 1–22. 2023. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e92585. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/92585/52947. Acesso em: 2023-09-18