Representações auxiliares na aprendizagem matemática: o caso dos materiais manipulativos no ensino do sistema de numeração decimal

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2023
Título do Períodico
Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática
ISSN
1981-1332
Página(s)/e-location
1–20
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Florianópolis
18
1
Resumo
O uso de materiais manipuláveis faz parte da cultura escolar, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por isso, diferentes perspectivas, por parte de diferentes autores, têm sido usadas para investigar suas contribuições à aprendizagem. Neste artigo, buscamos colaborar com essas discussões, tendo como base a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, a partir do olhar sobre as representações transitórias. O objetivo é ampliar o debate acerca das representações auxiliares na aprendizagem matemática, sobretudo o caso dos materiais manipulativos utilizados no ensino do sistema de numeração decimal. Para fins de recorte e exemplificação, refletimos sobre o caso dos Blocos base deze o Ábaco, amplamente usados nos anos iniciais do Ensino Fundamental e incentivados pelos livros e documentos norteadores. Por meio de umaabordagemqualitativa, realizamos um diálogo teórico entre os manipulativos e o conceito de representação auxiliar da teoria de Duval. Como resultados, foi possível entender o papel semiótico desse tipo de representação para a aprendizagem matemática, considerando que são recursos que contribuem para mobilizardiferentes pensamentos matemáticos, embora seu papel principal seja o de auxiliar o estudante compreensão e transição entre outrosregistros de representação semiótica

The use of manipulatives is part of school culture, especially in the early years of elementary school. Therefore, different perspectives, by different authors, have been used to investigate its contributions to learning. In this article, we seek to contribute to these discussions, based on the Theory of Registers of Semiotic Representation, from the perspective of transitive representations. The goal is to expand the debate about the auxiliary representations in mathematical learning, especially the case of manipulative materials used in teaching the decimal numbering system. For the purpose of clipping and exemplification, we reflect on the case of the Base-10 blocks and the Abacus, widely used in the early years of elementary school and encouraged by textbooks and guiding documents. Through a qualitative approach, we carried out theoretical dialogue between manipulatives and the concept of auxiliary representation of Duval's theory. As results, it was possible to understand the semiotic role of this typeof representation for mathematical learning, considering that they are resources that contribute to mobilize different mathematical thoughts, although their main role is to help the student understanding and transition between other registers of semiotic representation
Descrição
Palavras-chave
Representações auxiliares, Materiais manipulativos, Ábaco, Blocos Base Dez, Registros de representação semiótica, Auxiliary representations, Manipulative materials, Abacus, Base ten blocks, Semiotic representation registers
Citação
SABEL, Eduardo; SILVEIRA, Everaldo. Representações auxiliares na aprendizagem matemática: o caso dos materiais manipulativos no ensino do sistema de numeração decimal. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 18, n. 1, p. 1–20. 2023. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e93906. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/93906/53441. Acesso em: 2023-09-18