Uso do jogo Mancala Kalah no ensino de matemática: contribuições para o desenvolvimento do raciocínio lógico de estudantes do 7º ano de uma escola do campo

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2023
Título do Períodico
Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática
ISSN
1981-1332
Página(s)/e-location
1–23
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Florianópolis
18
1
Resumo
O presente artigotem como objetivo geral analisar as contribuições do jogo Mancala Kalahnosprocessosde ensino e aprendizagem de Matemática e no desenvolvimento do raciocínio lógico de estudantes do 7º ano de uma escola do Campo.Para nortear esta pesquisa, tivemos como horizonte metodológico a pesquisa exploratória,de natureza qualitativa, desenvolvida em uma escola do Campo da Rede Municipal de Educação de Feira de Santana-BA, localizada na Comunidade Quilombola de Matinha dos Pretos. Após o trabalho de campo, a pesquisa indica que o uso de estratégias investigativas e lúdicas, sobretudo o jogo Mancala Kalah, contribuiu para criar situações favoráveis para o ensino da Matemática na perspectiva da Etnomatemática, o que nos evidenciaque estas estratégias contribuíram para promover a aprendizagem de números inteiros e para o desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico destes estudantes.Portanto, os resultados mostram que, além da aprendizagem dos conteúdos matemáticos, evidenciamosque a intervenção contribuiu para o fortalecimento da cultura campesina e o melhorar o engajamento nas aulas deMatemática.

Este artículo tiene como objetivo general analizar las contribuciones del uso del juego Mancala Kalah en el proceso de enseñanzay aprendizaje de la Matemática para el desarrollo del raciocinio lógico de los estudiantes del 7º año de una escuela de Campo. Se utilizó el método de investigación exploratoria de naturaleza cualitativa, desarrollada en una escuela de Campo de la Red Municipal de Educación de Feira de Santana-BA, localizada en la Comunidad Quilombola de Matinha dos Pretos. La investigación indica que eluso de estrategias investigativas y lúdicas, especialmente el juego Mancala Kalah, contribuyó para favorecer la enseñanza de las Matemáticas dentro de la perspectiva de la Etnomatemática, lo que evidencia que estas estrategias contribuyeron para promover el aprendizaje de números enteros y para el desarrollo de habilidades del raciocinio lógico de estos estudiantes. Se concluye que, además del aprendizaje de las matemáticas y sus contenidos, quedó evidente que la intervención contribuyó para fortalecer la cultura campesina y estimular el interés de los estudiantes por el estudio de las Matemáticas
Descrição
Palavras-chave
Educação do campo, Etnomatemática, Jogos africanos, Mancala Kalah, Educación de Campo, Etnomatemática, Juegos africanos, Mancala Kalah
Citação
PORTO, Klayton Santana; ALMEIDA, Patrícia das Virgens; CHAGAS, Rita de Cácia Santos. Uso do jogo Mancala Kalah no ensino de matemática: contribuições para o desenvolvimento do raciocínio lógico de estudantes do 7º ano de uma escola do campo. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 18, n. 1, p. 1–23. 2023. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e91299. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/91299/52708. Acesso em: 2023-09-18