Prouni: uma análise da estratégia 12.20, da meta 12, do plano nacional de educação (2014-2024) para aumentar o acesso à educação superior

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Fineduca: Revista de Financiamento da Educação
ISSN
2236-5907
Página(s)/e-location
e103096
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
São Paulo, SP
11
Resumo
Este artigo analisa a estratégia 12.20, do PNE (2014-2024), com foco específico no Programa Universidade para Todos (Prouni) e sua contribuição para o alcance da meta que trata do aumento da taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos. Para tanto, buscou-se analisar o Prouni a partir da sua criação e regulamentação bem como seus efeitos no período de 2006 a 2017. Neste estudo, além de verificar como o programa possibilita, no contexto das políticas públicas, o ingresso de estudantes na educação superior, identifica-se a motivação e a relação entre o programa e o segmento privado da educação superior, em especial as instituições com fins lucrativos. Trata-se de análise documental de dados obtidos por meio do Sistema do Prouni, do Siga Brasil, do Senado Federal, da Receita Federal, dentre outros.

This paper analyzes the PNE strategy 12.20 (2014-2024), with a specific focus on Programa Universidade para Todos (Prouni), and its contribution to the achievement of the goal of increasing the gross enrollment rate in higher education to 50% and the net rate for 33% of the population aged 18 to 24 years. To do so, we sought to analyze the Prouni from its creation and regulation, as well as its effects in the period from 2006 to 2017. In this study, in addition to verifying how the program enables, in the context of public policies, the entry of students into higher education, the motivation and the relationship between the program and the private segment of higher education are identified, especially for-profit institutions. This paper is a documentary analysis of data obtained through the Prouni System, Siga Brasil, the Federal Senate, the IRS, among others.
Descrição
Palavras-chave
Plano Nacional de Educação (2014-2024), Prouni, Educação superior, National Education Plan (2014-2024), Prouni, Higher education
Citação
CAMPOS, Ivete Maria Barbosa Madeira ; FERRAZ, Fabiano de Souza ; CAETANO, Eduardo Ferreira da Silva ; FERREIRA, Diana Regina dos Santos Alves. Prouni: uma análise da estratégia 12.20, da meta 12, do plano nacional de educação (2014-2024) para aumentar o acesso à educação superior. Fineduca: Revista de Financiamento da Educação, São Paulo, SP, v. 11, p. e103096. 2021. http://dx.doi.org/10.22491/2236-5907103096. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/103096. Acesso em: 2023-08-07