Educação infantil nos EUA: a oferta pré-escolar no distrito educacional unificado de Los Angeles em foco

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Fineduca: Revista de Financiamento da Educação
ISSN
2236-5907
Página(s)/e-location
e114185
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
São Paulo, SP
11
Resumo
O presente artigo analisa o atendimento educacional para crianças de quatro anos no Distrito Educacional Unificado de Los Angeles, nos Estados Unidos, entre 2013 e 2018.  A partir de consulta a dados disponíveis em sites oficiais dos diferentes níveis de governos e de institutos de pesquisas estadunidenses, constatou-se que a maior parte das vagas para essa idade em Los Angeles é oferecida em escolas elementares por meio dos programas California State Preschool program e Transitional Kindergarten. Durante o período estudado, houve um crescimento significativo das escolas charter para esse nível de ensino, redundando no crescimento desse atendimento também na educação infantil e configurando a ampliação da privatização da educação via subsídio público a escolas de gestão privada no distrito educacional analisado, recursos esses aumentados com a inclusão e contabilização de tais crianças. Do ponto de vista mais geral, identificou-se a ausência de política federal de universalização do acesso à educação infantil, o que gera desigualdades no acesso a este direito.

This article analyzes educational offerings for four-year-old in the Los Angeles Unified School District in the United States between 2013 and 2018. The available data on official websites of different levels of government and research institutes across the United States, have shown that the majority of offerings for this age group in the district are provided in elementary schools through the programs California State Preschool program e Transitional Kindergarten. During the period studied, there was a significant growth of charter schools for this level of education, resulting in the growth of this service also in early childhood education and configuring the expansion of the privatization of education via public subsidy to privately managed schools in this educational district, resources such as increased with the inclusion and accounting of such children. From a more general point of view, the absence of a federal policy to universalize access to early childhood education has been identified, which generates inequalities in access to this right.
Descrição
Palavras-chave
Subsídio público, Escolas Charter, Educação infantil, Privatização, Public subsidy, Charter school, Early childhood education, Privatization
Citação
MAUDONNET, Janaina V. M. ; ADRIÃO, Theresa. Educação infantil nos EUA: a oferta pré-escolar no distrito educacional unificado de Los Angeles em foco. Fineduca: Revista de Financiamento da Educação, São Paulo, SP, v. 11, p. e114185. 2021. http://dx.doi.org/10.22491/2236-5907114185. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/114185. Acesso em: 2023-08-07