Desenvolvimento de metodologia para o cálculo do custo-aluno da educação profissional e tecnológica no campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Fineduca: Revista de Financiamento da Educação
ISSN
2236-5907
Página(s)/e-location
e106054
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
São Paulo, SP
11
Resumo
Este trabalho objetiva desenvolver uma metodologia de cálculo do custo-aluno-anual da educação profissional e tecnológica no campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná no ano de 2017, considerando os dados da folha de pagamento, da execução orçamentária anual, do quantitativo de estudantes por curso e da carga horária dos docentes. Trata-se de metodologia quantitativa e exploratória com fontes de dados primário, secundário, bibliográfica e documental, sendo elaborado um banco contendo 27.626 dados. Os resultados mostram que a forma de oferta com o maior custo-aluno foi a dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e, a menor, a do curso de pós-graduação Latu Sensu; o nível de ensino com o maior valor foi o dos cursos técnicos e, o menor, o dos cursos de pós-graduação; o Eixo Tecnológico com o maior valor foi a Produção Industrial e, o menor, o Turismo, Hospitalidade e Lazer.

This work aims to develop a methodology for calculating the annual student-cost of professional and technological education on the Curitiba campus of the Federal Institute of Paraná in 2017, considering the data from the payroll, the annual budget execution, the number of students per course and the workload of the teachers. It is a quantitative and exploratory methodology with primary, secondary, bibliographical, and documentary data sources, with a database containing 27,626 elaborated data. The results show that the form of offer with the highest cost per student was technical courses integrated with high school and, the smallest, the Lato sensu postgraduate course; the level of education with the highest value was that of technical courses and, the lowest, that of postgraduate courses; the Technological Axis with the highest value was Industrial Production and, the lowest, Tourism, Hospitality and Leisure.
Descrição
Palavras-chave
Custo-aluno, Metodologia, Políticas educacionais, Educação profissional e tecnológica, Eixo tecnológico, Student cost, Methodology, Educational policies, Professional and technological education, Technological axis
Citação
ROLIN, Evandro Cherubini. Desenvolvimento de metodologia para o cálculo do custo-aluno da educação profissional e tecnológica no campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná. Fineduca: Revista de Financiamento da Educação, São Paulo, SP, v. 11, p. e106054. 2021. http://dx.doi.org/10.22491/2236-5907106054. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/106054. Acesso em: 2023-08-07