Educação Aberta, Letramento Midiático e MOOCs: Questões para a prática docente, a partir da ecologia das mídias

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Tipo
Artigos
Classficação
Nível técnico
Data
2022
Título do Períodico
Pro-Posições
ISSN
1980-6248
Página(s)/e-location
e20190023
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
33
Abril
Coleções
Resumo
A tecnologia dos MOOCs (Massive Open Online Course) tornou-se uma galáxia em evidência dentro do universo da educação aberta on-line, em especial depois que universidades, do porte de Harvard, Standford e MIT, investiram milhões de dólares na criação de suas plataformas. Como qualquer tecnologia disruptiva, os MOOCs ainda são um mundo volátil, que requer investigação apurada e renova a discussão sobre o papel do professor. O presente texto procura contribuir para esse debate, abordando quatro frentes. Foi construído um breve histórico dos MOOCs, de modo que se possa ter uma visão estrutural das práticas e contradições inerentes ao fenômeno. A seguir, é feita uma avaliação crítica do cenário, confrontando-se discursos sobre o caráter inovador ou não dos cursos abertos massivos online e sobre o que a pesquisa acadêmica de fato já descobriu sobre o fenômeno. As evidências abrem o caminho para uma discussão sobre o professor “designer de aprendizagem”, necessariamente hábil em letramento midiático e informacional. Uma vez versado na cultura dos MOOCs, cabe a ele se, como e quando aderir à tecnologia.

The technology of MOOCs (Massive Open Online Course) has become a prominent galaxy within the universe of open online education, especially after universities of the size of Harvard, Standford and MIT have invested millions of dollars in the creation of their platforms. Like any disruptive technology, MOOCs are still a volatile world, which requires thorough investigation and renew the discussion of the teacher's role. This text seeks to contribute to this debate, addressing four fronts. A brief history of the MOOCs was constructed so that that one can have a structural view of the practices and contradictions inherent to the phenomenon. Next, a critical assessment of the scenario is made, confronting disputed discourses about the innovative character or not of massive open online courses and what academic research has discovered about the phenomenon. The evidence paves the way for a discussion about the "learning designer" teacher, who is necessarily skilled in media and information literacy. Once versed in the culture of MOOCs, it is up to them if, how, and when to join the technology.
Descrição
Palavras-chave
Educação aberta, Letramento midiático e informacional, MOOCs, Open education, Media and information literacy, MOOCs
Citação
SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de. Educação Aberta, Letramento Midiático e MOOCs: Questões para a prática docente, a partir da ecologia das mídias. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 33, p. e20190023, Abril. 2022. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/ZDNB737894cGdBt7wCJsfHG/?lang=pt. Acesso em: 2023-06-30