Paulo Freire en la educación Iberoamericana hoy, a la luz del análisis crítico del discurso de sus protagonistas
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível técnico
Data
2021
Título do Períodico
Revista HISTEDBR On-line
ISSN
1676-2642
Página(s)/e-location
e021056
Idioma(s)
es
Fonte
Fonte
Campinas, SP
21
21
Coleções
Resumo
A partir da análise crítica do discurso, com colaboradores Iberoamericanos, voltamos ao legado do andarilho da utopia; o professor libertador brasileiro que se internacionalizou mostrando a libertação como possível exercício político na educação. Assim, o legado de Freire na educação Iberoamericana de hoje é investigado à luz da análise crítica do discurso nas vozes de seus protagonistas. De todos os entrevistados iberoamericanos temos uma premissa: voltar a Freire como o andarilho da utopia é voar alto, grandes quilômetros em busca da libertação; sem fazer vista grossa à crise. Voltar a Freire no centenário do seu nascimento é gastar os sapatos, é apertar o coração, é sofrer com as comunidades esquecidas; voltar a esse pedagogo é sentir dor na pele de quem está à margem; mas, ao mesmo tempo é ter uma fé profunda na libertação; no potencial dos cidadãos, dos países – encobertos por interesses obscuros cada vez mais opressores na designação de libertadores.
From the critical analysis of the discourse, with collaborators from the Ibero-American region, we return to the legacy of the wanderer of utopia; the Brazilian liberating teacher who went international, showing liberation as a possible political exercise in education. Thus, Freire’s legacy in today’s Ibero-American education is investigated in the light of critical discourse analysis in the voices of its protagonists. From all the Ibero-American interviewees we have a premise: to return to Freire as the wanderer of utopia is to fly high, great kilometers in search of liberation; without turning a blind eye to the crisis. To return to Freire in his birth centenary is to spend his shoes, squeeze his heart, suffer with forgotten communities; return to this pedagogue, to feel pain in the skin of those on the margins; but, at the same time, it is having a deep faith in liberation; the potential of citizens, of countries – covered by obscure interests that are increasingly oppressive in the designation of liberators.
Desde al análisis crítico del discurso, con colaboradores de Iberoamérica, volvemos sobre el legado del andariego de la utopía; el maestro liberador brasileiro que se internacionalizo mostrando la liberación como posible ejercicio político en la educación. Así se analiza el legado de Freire en la Educación Iberoamericana hoy a la luz del análisis crítico del discurso de las voces de sus protagonistas. De todos los entrevistados de Iberoamérica tenemos una primicia: volver a Freire como el andariego de la utopía es volar alto, grandes kilómetros en pesquisa de la liberación; pero no echar un vistazo desde arriba la crisis. Retornar a Freire en el centenario de su nacimiento es empantanar los zapatos, es constreñir el corazón, es padecer en las comunidades olvidadas; retornar a ese pedagogo es sentir dolor en la piel por los soterrados; pero al mismo tiempo es tener una profunda fe en la liberación; en el potencial de los ciudadanos, de los países – encubiertos por interés soslayadores cada vez más opresivos en designación de liberadores.
From the critical analysis of the discourse, with collaborators from the Ibero-American region, we return to the legacy of the wanderer of utopia; the Brazilian liberating teacher who went international, showing liberation as a possible political exercise in education. Thus, Freire’s legacy in today’s Ibero-American education is investigated in the light of critical discourse analysis in the voices of its protagonists. From all the Ibero-American interviewees we have a premise: to return to Freire as the wanderer of utopia is to fly high, great kilometers in search of liberation; without turning a blind eye to the crisis. To return to Freire in his birth centenary is to spend his shoes, squeeze his heart, suffer with forgotten communities; return to this pedagogue, to feel pain in the skin of those on the margins; but, at the same time, it is having a deep faith in liberation; the potential of citizens, of countries – covered by obscure interests that are increasingly oppressive in the designation of liberators.
Desde al análisis crítico del discurso, con colaboradores de Iberoamérica, volvemos sobre el legado del andariego de la utopía; el maestro liberador brasileiro que se internacionalizo mostrando la liberación como posible ejercicio político en la educación. Así se analiza el legado de Freire en la Educación Iberoamericana hoy a la luz del análisis crítico del discurso de las voces de sus protagonistas. De todos los entrevistados de Iberoamérica tenemos una primicia: volver a Freire como el andariego de la utopía es volar alto, grandes kilómetros en pesquisa de la liberación; pero no echar un vistazo desde arriba la crisis. Retornar a Freire en el centenario de su nacimiento es empantanar los zapatos, es constreñir el corazón, es padecer en las comunidades olvidadas; retornar a ese pedagogo es sentir dolor en la piel por los soterrados; pero al mismo tiempo es tener una profunda fe en la liberación; en el potencial de los ciudadanos, de los países – encubiertos por interés soslayadores cada vez más opresivos en designación de liberadores.
Descrição
Palavras-chave
Paulo Freire, Educação iberoamericana, Libertação, Paulo Freire, Ibero-american education, Freedom, Paulo Freire, Educación iberoamericana, Liberación
Citação
RODRIGUEZ, Milagros Elena; FORTUNATO, Ivan. Paulo Freire en la educación Iberoamericana hoy, a la luz del análisis crítico del discurso de sus protagonistas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, p. e021056. 2021. https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8664997. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8664997. Acesso em: 2023-05-15