Memórias da dança na escola-parque de Brasília (1960-1974)
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível epistemológico
Data
2022
Título do Períodico
Revista HISTEDBR On-line
ISSN
1676-2632
Página(s)/e-location
e022049
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
22
22
Coleções
Resumo
As escolas-parque configuraram a principal referência no modelo de educação idealizado para Brasília. Sua concepção foi marcada por uma arquitetura e um currículo diferenciados, englobando atividades artísticas, corporais e recreativas, essenciais para a formação do homem moderno, idealizado para a nova capital. Esse trabalho tem por objetivo caracterizar as práticas de dança da Escola-Parque 307/308 Sul, no período de 1960 a 1974. A pesquisa pautou-se pela perspectiva da narrativa histórica, que permitiu o diálogo entre as fontes produzidas como documentos, fotografias e entrevistas. Por intermédio das mesmas, caracterizamos a dança na Escola-Parque 307/308 Sul em três principais dimensões, ou seja, apresentações de dança no teatro, apresentações de dança em atividades festivas e aulas de dança na Escola-Parque 307/308 Sul. Concluiu-se que a dança esteve presente em eventos comemorativos, bem como no cotidiano das aulas ministradas. Além disso, identificou-se que a Escola-Parque 307/308 Sul representou um espaço privilegiado para o desenvolvimento de atividades culturais para a cidade.
The park schools were the main reference in the education model idealized for Brasília. Its conception was marked by a differentiated architecture and curriculum, encompassing artistic, corporal and recreational activities, essential for the formation of the modern man, idealized for the new capital. This work aims to characterize the dance practices of the Park School 307/308 South, from 1960 to 1974. The research was based in the perspective of the historical narrative, which allowed the dialogue between the produced sources as documents, photographs and interviews. Through them, we characterize dance performances, dance performances at festivities activities, and dance classes at Park School 307/308 Sul. It was concluded that dance was present in commemorative events, as well as in the daily classes given. In addition, it was identified that the Park School 307/308 South represented a privileged space for the development of cultural activities for the city.
Las escuelas-parque configuraron la principal referencia en el modelo de educación ideado para Brasilia. Su concepción fue marcada por una arquitectura y un currículo diferenciados, y abarca actividades artísticas, corporales y recreativas, esenciales para la formación del hombre moderno, ideado para la nueva capital. Este trabajo tiene como objetivo caracterizar las prácticas de baile de la Escuela-Parque 307/308 Sul, durante el periodo de 1960 a 1974. La investigación fue guiada por la perspectiva de la narrativa histórica, que permitió el diálogo entre las fuentes producidas como documentos, fotografías y entrevistas. Por intermedio de las mismas, caracterizamos el baile en la Escuela-Parque 307/308 Sul en tres dimensiones principales, es decir, presentaciones de baile, presentaciones de baile en festivales y clases de danza en la Escola-Parque 307/308 Sul. Se concluyó que el baile estuvo presente en eventos conmemorativos, así como en la rutina de las clases impartidas. Además, se identificó que la Escuela-Parque 307/308 Sul representó un espacio privilegiado para el desarrollo de actividades culturales para la ciudad.
The park schools were the main reference in the education model idealized for Brasília. Its conception was marked by a differentiated architecture and curriculum, encompassing artistic, corporal and recreational activities, essential for the formation of the modern man, idealized for the new capital. This work aims to characterize the dance practices of the Park School 307/308 South, from 1960 to 1974. The research was based in the perspective of the historical narrative, which allowed the dialogue between the produced sources as documents, photographs and interviews. Through them, we characterize dance performances, dance performances at festivities activities, and dance classes at Park School 307/308 Sul. It was concluded that dance was present in commemorative events, as well as in the daily classes given. In addition, it was identified that the Park School 307/308 South represented a privileged space for the development of cultural activities for the city.
Las escuelas-parque configuraron la principal referencia en el modelo de educación ideado para Brasilia. Su concepción fue marcada por una arquitectura y un currículo diferenciados, y abarca actividades artísticas, corporales y recreativas, esenciales para la formación del hombre moderno, ideado para la nueva capital. Este trabajo tiene como objetivo caracterizar las prácticas de baile de la Escuela-Parque 307/308 Sul, durante el periodo de 1960 a 1974. La investigación fue guiada por la perspectiva de la narrativa histórica, que permitió el diálogo entre las fuentes producidas como documentos, fotografías y entrevistas. Por intermedio de las mismas, caracterizamos el baile en la Escuela-Parque 307/308 Sul en tres dimensiones principales, es decir, presentaciones de baile, presentaciones de baile en festivales y clases de danza en la Escola-Parque 307/308 Sul. Se concluyó que el baile estuvo presente en eventos conmemorativos, así como en la rutina de las clases impartidas. Además, se identificó que la Escuela-Parque 307/308 Sul representó un espacio privilegiado para el desarrollo de actividades culturales para la ciudad.
Descrição
Palavras-chave
Dança, Educação, História, Brasília, Escola - Parque, Dance, Education, History, Brasília, Park - School, Baile, Educación, Historia, Brasilia, Escuela - Parque
Citação
ROCHA,Laryssa Mota Guimarães ; FREITAS, Tayanne da Costa ; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Memórias da dança na escola-parque de Brasília (1960-1974). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, p. e022049. 2022. https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667713. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8667713. Acesso em: 2023-05-05