A rotação por estações de aprendizagem em aulas de gramática: desenvolvendo reflexões linguísticas por meio de metodologias ativas
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2020
Autores
Título do Períodico
Educação on-line
ISSN
1809-3760
Página(s)/e-location
139-159
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
15
34
7
15
34
7
Coleções
Resumo
Este trabalho contempla discussões relativas ao ?ensino híbrido?, com o objetivo de apresentar uma proposta de aplicação de metodologias ativas no ensino de língua portuguesa, por meio, especificamente, da adoção do método da rotação por estações de aprendizagem em aulas de gramática. Os dados sob análise resultam de atividades durante as quais, por meio do trabalho colaborativo, os alunos foram direcionados à solução de desafios teórico-práticos, com o apoio de diferentes recursos, inclusive digitais. Metodologicamente, o trabalho se caracteriza pela apresentação de uma reflexão crítica do professor, autor do trabalho, sobre a sua prática, com base nas etapas apresentadas por Smyth (1992) e Liberali (2004): descrever, informar, confrontar e reconstruir. Em síntese, os resultados apontam que a proposta ilustra a possibilidade de atualização das práticas pedagógicas, no contexto da atual busca pela efetividade do ensino de língua portuguesa.
This work includes discussions related to “blended learning”anditsobjective is topresenta proposal for application of active methodologies in Portugueseteachingusingthe method of rotation troughlearning stations in grammar classes. The data under analysis are the resultfrom activities in whichthestudentswere directed to solvetheoretical-practical challengesthrough collaborative work. They were supportedwithdifferent resources, including digital ones. Methodologically, the work presentsa critical reflectionof the teacher, author of thiswork, regarding his practice, based on the steps presented by Smyth (1992)and Liberali(2004): describe,inform,confront,and reconstruct. In summary, the results indicate that the proposalillustrates the possibilityof updating pedagogical practices, in the context of the current search for effectivenessinPortuguese teaching
This work includes discussions related to “blended learning”anditsobjective is topresenta proposal for application of active methodologies in Portugueseteachingusingthe method of rotation troughlearning stations in grammar classes. The data under analysis are the resultfrom activities in whichthestudentswere directed to solvetheoretical-practical challengesthrough collaborative work. They were supportedwithdifferent resources, including digital ones. Methodologically, the work presentsa critical reflectionof the teacher, author of thiswork, regarding his practice, based on the steps presented by Smyth (1992)and Liberali(2004): describe,inform,confront,and reconstruct. In summary, the results indicate that the proposalillustrates the possibilityof updating pedagogical practices, in the context of the current search for effectivenessinPortuguese teaching
Descrição
Palavras-chave
Ensino híbrido, Metodologias ativas, Estações de aprendizagem, Língua portuguesa, Gramática, Blended learning, Active methodologies, Learning stations, Portuguese, Grammar
Citação
GUERRA JUNIOR, Antonio Lemes. A rotação por estações de aprendizagem em aulas de gramática: desenvolvendo reflexões linguísticas por meio de metodologias ativas. Educação on-line, Rio de Janeiro, v. 15, n. 34, p. 139-159, 7. 2020. https://doi.org/10.36556/eol.v15i34.727. Disponível em: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/727. Acesso em: 2023-04-05