Gepedes no IFCE-campus Quixadá: uma experiência de ensino-pesquisa
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2019
ORCID
Título do Períodico
Educação on-line
ISSN
1809-3760
Página(s)/e-location
142-167
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
14
31
8
14
31
8
Coleções
Resumo
O estudo foi desenvolvido no Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Docência e Estudos Surdos (Gepedes) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Quixadá. Objetivou-se analisar as contribuições e os desafios vivenciados por licenciandos em geografia que fazem parte do Gepedes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, que recorre ao relato reflexivo para apreensão de dados e tem cinco sujeitos participantes. Os resultados evidenciaram possibilidades formativas nos processos de constituição de saberes, reflexões críticas, posturas colaborativas e competências acadêmicas vislumbradas nos discursos e nas ações discentes. Os desafios se expressaram no âmbito da aprendizagem de estudos temáticos e nas práticas investigativas inseridas na área didático-pedagógica. Assim, constatou-se a pertinência de reformulações curriculares e da criação de grupos de estudos e pesquisas sobre formação docente nos Institutos Federais de Educação.
Thisstudywas developedin Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Docência e Estudos Surdos (Gepedes)atInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Quixadá campus. Its aim is to analyze the contributions and challenges experienced by Geography undergraduates in Gepedes. It is a case study qualitative research, with five participating subjectsandmakes use ofreflexive report to obtain data. Results show formative possibilities in the processes of knowledge constitution, critical reflection, collaborative posture, and academic competence from the actions and discourse of students. Challenges haveappearedin learning thematic studies in addition to investigative practices inserted in the didactic-pedagogical area. Therefore, wehaveverified that curriculum changes, creation of study groups, and research on teacher training are relevant measures at federal institutes of education in Brazil.
Thisstudywas developedin Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Docência e Estudos Surdos (Gepedes)atInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Quixadá campus. Its aim is to analyze the contributions and challenges experienced by Geography undergraduates in Gepedes. It is a case study qualitative research, with five participating subjectsandmakes use ofreflexive report to obtain data. Results show formative possibilities in the processes of knowledge constitution, critical reflection, collaborative posture, and academic competence from the actions and discourse of students. Challenges haveappearedin learning thematic studies in addition to investigative practices inserted in the didactic-pedagogical area. Therefore, wehaveverified that curriculum changes, creation of study groups, and research on teacher training are relevant measures at federal institutes of education in Brazil.
Descrição
Palavras-chave
Formação docente, Ensino, Pesquisa, Saberes, Teacher training, Teaching, Research, Knowledge
Citação
SILVA, Daniele Cariolano da; LEMOS, Claudeth da Silva Lemos; LIMA, Venícius de Sousa; SILVA, Francisco Tiago Ribeiro. Gepedes no IFCE-campus Quixadá: uma experiência de ensino-pesquisa. Educação on-line, Rio de Janeiro, v. 14, n. 31, p. 142-167, 8. 2019. https://doi.org/10.36556/eol.v14i31.595. Disponível em: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/595. Acesso em: 2023-04-05