A percepção dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da UFPE sobre sua importância para a formação como professor universitário
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2019
ORCID
Título do Períodico
Educação on-line
ISSN
1809-3760
Página(s)/e-location
74-92
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
14
30
4
14
30
4
Coleções
Resumo
A botânica é hoje um desafio no cenário da educação nacional. É comum encontrarmos estudos que discutam as dificuldades do processo de ensino/aprendizagem de seus conteúdos. Nesse sentido, este trabalho busca compreender o papel da pós-graduação em biologia vegetal da Universidade Federal de Pernambuco (Ppgbv-UFPE) na formação pedagógica de seus estudantes. Para a obtenção dos dados, seis alunos vinculados ao programa responderam um questionário como recurso facilitador para análise qualiquantitativa. A partir da metodologia utilizada, constatou-se que o programa dedica suas atividades exclusivamente para a formação de pesquisadores, fugindo de uma de suas propostas iniciais que é a formação do professor universitário.
Botany is today a challenge in the national education scenario. It is common to findstudies that discuss the teaching/learning process difficulties. In this sense, this work seeks to understand the role of post-graduationin plant biology of the Federal University of Pernambuco (Ppgbv-UFPE) in the pedagogical training of their students. To obtain the data, six students linkedtothe program answered a questionnaire as a facilitator resource to qualitative quantitative analysis. Based on the methodology 75Revista Educação Online, Rio de Janeiro, n. 30, jan-abr2019, p. 74-92used, weverified that the program dedicates its activities exclusively to the training of researchers escaping from one of its initial proposalthat is the trainingof the university professor
Botany is today a challenge in the national education scenario. It is common to findstudies that discuss the teaching/learning process difficulties. In this sense, this work seeks to understand the role of post-graduationin plant biology of the Federal University of Pernambuco (Ppgbv-UFPE) in the pedagogical training of their students. To obtain the data, six students linkedtothe program answered a questionnaire as a facilitator resource to qualitative quantitative analysis. Based on the methodology 75Revista Educação Online, Rio de Janeiro, n. 30, jan-abr2019, p. 74-92used, weverified that the program dedicates its activities exclusively to the training of researchers escaping from one of its initial proposalthat is the trainingof the university professor
Descrição
Palavras-chave
Botânica, Professor, Ensino superior, Botany, Teacher, Higher education
Citação
SILVA, Natália Ferreira da; SILVA, Thais Carollyne de Farias; OLIVEIRA, Tiago Pinheiro de; DURVAL, José Israel Feliciano. A percepção dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da UFPE sobre sua importância para a formação como professor universitário. Educação on-line, Rio de Janeiro, v. 14, n. 30, p. 74-92, 4. 2019. https://doi.org/10.36556/eol.v14i30.411. Disponível em: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/411. Acesso em: 2023-04-05