As experiências do curso de especialização em direitos humanos, acessibilidade e inclusão no período da pandemia de covid-19

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Seção Temática
Classficação
Nível técnico
Data
2022
Título do Períodico
Horizontes
ISSN
2317-109X
Página(s)/e-location
e022073
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Itatiba
40
1
Coleções
Resumo
O presente trabalho traz as experiências do Curso de Especialização em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão, adaptado durante o período da pandemia de covid-19 ao formato remoto, o que trouxe diversos desafios, mas também possibilidades, especialmente para docentes e estudantes com deficiência. O relato apresenta os diversos apoios oferecidos pela instituição neste contexto e descreve as estratégias e recursos adotados e seus desdobramentos nos anos de 2020 e 2021 para os diferentes tipos de deficiência, considerando as especificidades de cada indivíduo. Foram abordadas especialmente as estratégias pedagógicas pensadas para as pessoas surdas e as com baixa visão, que foram os casos que apresentaram maior necessidade de assegurar acessibilidade nas turmas.

El presente trabajo trae las experiencias del Curso de Especialización en Derechos Humanos, Accesibilidad e Inclusión, adaptado durante el período de la pandemia de covid-19 al formato remoto, lo que trajo muchos retos, pero también posibilidades, especialmente para profesores y alumnos con discapacidad. Esto relato presenta los diversos apoyos ofrecidos por la institución en este contexto y describe las estrategias y recursos adoptados y sus desdoblamientos en los años 2020 y 2021 para los distintos tipos de discapacidad, teniendo en cuenta las especificidades de cada individuo. Fueron abordadas principalmente las estrategias pedagógicas pensadas para personas sordas y las con baja visión, que fueron los casos que presentaron mayor necesidad de asegurar la accesibilidad en los grupos.
Descrição
Palavras-chave
Acessibilidade, Educação, Ensino remoto, Inclusão, Tecnologia educacional, Accesibilidad, Educación, Enseñanza remota, Inclusión, Tecnología educativa
Citação
SOUZA, Tatiane Rezende Nunes de; VIANNA, Marcos Besserman. As experiências do curso de especialização em direitos humanos, acessibilidade e inclusão no período da pandemia de covid-19. Horizontes, Itatiba, v. 40, n. 1, p. e022073. 2022. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1418. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1418. Acesso em: 2023-04-04