Narrativas de professoras de estudantes com deficiência sobre o ensino remoto emergencial em decorrência da pandemia da Covid-19

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Seção Temática
Classficação
Nível técnico
Data
2022
Título do Períodico
Horizontes
ISSN
2317-109X
Página(s)/e-location
e022049
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Itatiba
40
1
Coleções
Resumo
A pandemia da Covid-19 trouxe consigo um fator de impacto determinante no trabalho do professor: o ensino remoto emergencial. Em decorrência disso, estados e municípios passaram a prescrever tarefas pedagógicas que nem sempre condizem com a realidade dos atores escolares. Uma das dificuldades está no acesso aos meios de comunicação, visto que, no Brasil, uma conexão com a internet de boa qualidade é privilégio de poucos. Com base nesse contexto, questiona-se como as interações remotas afetam a participação dos alunos nas tarefas propostas e de que forma os desafios da prática pedagógica possibilitam perspectivas para o futuro. A partir dos questionamentos levantados, o objetivo é investigar o que narram as professoras a respeito do trabalho pedagógico com alunos com deficiência no contexto da pandemia

La pandémie de Covid-19 a apporté un élément qui a eu un impact décisif sur le travail des professeurs: l'enseignement d'urgence à distance. En conséquence, les États et les municipalités ont commencé à prescrire des tâches pédagogiques qui ne correspondent pas toujours à la réalité des acteurs scolaires. Entre les difficultés on cite l'accès aux médias, car, au Brésil, un accès de qualité à l'Internet est le privilège de quelques-uns. Dans ce contexte, on se demande comment les interactions à distance affectent la participation des étudiants aux tâches proposés et comment les défis de la pratique pédagogique permettent des perspectives d'avenir? À partir des questions posées, il s'agit d'étudier ce que les enseignantes disent à propos du travail pédagogique avec les étudiants handicapés dans le contexte de la pandémie.
Descrição
Palavras-chave
Narrativa, Perspectiva histórico-cultural, Ensino remoto emergencial, Educação especial, Récit, Perspective culturelle et historique, Éducation d'urgence à distance, Éducation spéciale
Citação
RODRIGUES, Laís Cordeiro; MENDES, Fátima Aparecida Gonçalves; NOVAES, Daniel. Narrativas de professoras de estudantes com deficiência sobre o ensino remoto emergencial em decorrência da pandemia da Covid-19. Horizontes, Itatiba, v. 40, n. 1, p. e022049. 2022. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1464. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1464. Acesso em: 2023-04-04