Educação de jovens e adultos: interlocuções entre Paulo Freire e Lev Vygotsky

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Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Título do Períodico
Horizontes
ISSN
2317-109X
Página(s)/e-location
e022011
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Itatiba
40
1
Coleções
Resumo
O estudo discute questões sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a fim de reconhecer o ato ético, estético e político de educar, rompendo as barreiras formais de idade e superando as desigualdades e as desvantagens de classe. Na discussão de bases hermenêuticas, analisamos os pressupostos de Paulo Freire e a concepção sociointeracionista de Lev Vygotsky, sob a justificativa de que o ato de educar ocorre através de trocas aprendentes estabelecidas na inter-relação dos sujeitos com o contexto histórico, social e cultural em que estão inseridos. A dialogicidade é o caminho de humanização, de combate às relações autoritárias, de libertação das estruturas que o aprisionam e o alienam do mundo.

The study discusses issues about Youth and Adult Education (EJA), in order to recognize the ethical, aesthetic and political act of educating, breaking the formal age barriers and overcoming class inequalities and disadvantages. In the discussion of hermeneutic bases, we analyze Paulo Freire's assumptions and Lev Vygotsky's sociointeractionist conception, under the justification that the act of educating occurs through learning exchanges established in the interrelation of subjects with the historical, social and cultural context in that are inserted. Dialogicity is the path of humanization, of fighting authoritarian relations, of liberating the structures that imprison and alienate you from the world.
Descrição
Palavras-chave
EJA, Sociointeracionismo, Reflexões freireanas, Interlocuções, EJA, Sociointeractionism, Freirean reflections, Interlocutions
Citação
HABOWSKI, Adilson Cristiano; REINHARDT, Tassia Roberta da Rosa Reinhardt; CONTE, Elaine. Educação de jovens e adultos: interlocuções entre Paulo Freire e Lev Vygotsky. Horizontes, Itatiba, v. 40, n. 1, p. e022011. 2022. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1112. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1112. Acesso em: 2023-04-04