Apresentação da tradução do artigo: o transnacional na história da educação

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Tipo
Traduções
Classficação
Nível técnico
Data
2021
Título do Períodico
Educação e Pesquisa
ISSN
1678-4722
Página(s)/e-location
e470100301
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
São Paulo
47
Resumo
O nascimento da era do nacionalismo, no século XVIII, foi resultado, segundo Benedict Anderson (2008 , p. 69), de três condições culturais: “a indissociabilidade entre uma determinada língua e a verdade; a crença na graça cosmológica (divina) dos governantes; e a associação entre cosmologia e história”. Na produção de “uma nova maneira de unir significativamente a fraternidade, o poder e o tempo” ( ANDERSON, 2008 , p. 70), reescrever o passado e projetar o futuro emergiram como problemas de primeira ordem, visando a assegurar legitimidade aos governos e constituir identidade ao povo. Não por acaso, despontaram neste cenário, como investimentos necessários do Estado, tanto a história, como disciplina acadêmica, em parte associada aos Institutos Histórico-Geográficos, quanto a escola elementar obrigatória. Constituídas a partir deste lugar, as duas instituições por muitos anos foram tributárias de uma narrativa tramada pelo que denominou Martin Lawn (2014 , p. 132) de “nacionalismo metodológico”. Nos dois casos, permitiu o surgimento das categorias “História Nacional” e “Escola Nacional” que, no dizer de Eugenia Roldán Vera (2013) , tenderam a naturalizar o Estado-Nação, encapsulando as análises e obstaculizando a percepção de conexões, contatos, trânsitos entre e através das fronteiras.
Descrição
Palavras-chave
Citação
SILVA, Alexandre Ribeiro e; CARVALHO, Guimarães, Ana Carolina de; VIDAL, Diana Gonçalves. Apresentação da tradução do artigo: o transnacional na história da educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, p. e470100301. 2021. https://doi.org/10.1590/S1517-97022021470100301. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/RD3SRGSY44gdSTDYsWDqJDG/?format=html&lang=pt. Acesso em: 2023-03-10