A teoria da resposta ao Item como proposta metodológica no exame de seleção dos cursos técnicos integrados do IFRN

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Título do Períodico
Meta: Avaliação
ISSN
2175-2753
Página(s)/e-location
94-116
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
14
42
jan./mar.
Resumo
A Teoria da Resposta ao Item (TRI) vem ganhando cada vez mais espaço em testes de larga escala no Brasil, uma vez que este método adota independência entre itens e indivíduos. Assim, o objetivo geral deste trabalho é mostrar a possibilidade de se estimar a proficiência dos 21.039 candidatos que realizaram o Exame de Seleção 2020 do IFRN por meio da TRI, verificando se é mais vantajoso adotar essa metodologia em vez da Teoria Clássica dos Testes (TCT). Os resultados evidenciaram que a classificação final do certame sofreu alteração em praticamente todas as posições e isso se deve ao fato de a TRI utilizar a coerência pedagógica ao estimar a proficiência dos respondentes. Este trabalho se mostra útil para que gestores possam visualizar as vantagens de se utilizar a TRI no acesso discente.

The Item Response Theory (IRT) has been gaining more space in large-scale tests in Brazil, since this method adopts independence between items and individuals. Thus, the main goal of this work is to show the possibility of estimating the proficiency of the 21,039 took examinees of the IFRN 2020 Selection Examination through the IRT, checking if it is more advantageous to adopt this methodology instead of the Classical Test Theory (CTT). The results showed that the final classification of the contest changed in practically all positions, and this is because the IRT uses pedagogical coherence when estimating the proficiency of the respondents. This work proves to be useful for managers to visualize the advantages of using IRT in student access.

La Teoría de Respuesta al Ítem (TRI) viene ganando cada vez más espacio en las pruebas de gran escala en Brasil, ya que este método adopta la independencia entre ítems e individuos. Así, el objetivo general de este trabajo es mostrar la posibilidad de estimar la competencia de los 21.039 candidatos que tomaron el Examen de Selección IFRN 2020 a través de la TRI, comprobando si es más ventajoso adoptar esta metodología en lugar de la Teoría Clásica de los Tests (TCT). Los resultados mostraron que la clasificación final del concurso cambió en prácticamente todas las posiciones y esto se debe a que el TRI utiliza la coherencia pedagógica al estimar la competencia de los individuos. Este trabajo es útil para que los administradores visualicen las ventajas de usar IRT en el acceso de los estudiantes.
Descrição
Palavras-chave
Avaliação educacional, Curva característica do item, Ensino técnico Integrado, Teoria clássica dos testes, TRI, Educational evaluation, Item characteristic curve, Integrated technical education, Classical test theory, IRT, Evaluación educativa, Curva característica del ítem, Educación técnica integrada, Teoría clásica de los tests, TRI
Citação
MARQUES, Thiago Valentim; COSTA, Eliardo Guimarães da. A teoria da resposta ao Item como proposta metodológica no exame de seleção dos cursos técnicos integrados do IFRN. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 42, p. 94-116, jan/mar. 2022. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i42.3595. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/issue/view/135. Acesso em: 2023-02-07