Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Título do Períodico
Meta: Avaliação
ISSN
2175-2753
Página(s)/e-location
444-474
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
14
43
abr./jun.
Resumo
O artigo retrata um estudo que procurou a identificação de fatores de convergência e divergência de práticas pedagógicas para a compreensão do processo de avaliação das aprendizagens dos alunos na Universidade de Évora (Portugal) e na Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha). A metodologia de investigação enquadrou-se no paradigma interpretativo através de uma abordagem mista cujos participantes foram os estudantes e os docentes dos cursos de formação de professores. Os dados foram recolhidos através de entrevistas aos docentes, um questionário aos estudantes e a análise de documentos institucionais. Os resultados revelam uma forte relação entre as práticas pedagógicas, nas duas universidades, mas com algumas diferenças relevantes na dimensão avaliativa.

This article is the result of an investigation in higher education to identify factors of convergence and divergence of pedagogical practices for the understanding of the students' learning evaluation process at the University of Évora (Portugal) and the University of Castilla-La Mancha (Spain). The research methodology was framed on an interpretative paradigm through a mixed approach whose participants were the students and teachers of the teacher education courses. Data were collected through interviews with teachers, a questionnaire to students, and the analysis of institutional documents. The results reveal a strong relationship between the two universities, but with some relevant differences in the assessment dimension. The results reveal a strong relationship between pedagogical practices, in both universities, but with some relevant differences in the evaluative dimension.

El artículo que se presenta es un estudio para identificar los factores de convergencia y de divergencia en la práctica pedagógica con el fin de comprender el proceso de evaluación de los aprendizajes en la Universidad de Évora (Portugal) y en la Universidad de Castilla-La Mancha (España). Se empleó una metodología mixta desde un paradigma interpretativo con la participación de estudiantes y docentes de los grados de Educación Primaria. Los datos fueron recogidos mediate entrevistas a los docentes, un cuestionario a los estudiantes y el análisis de documentos institucionales. Los resultados indican una fuerte relación entre las prácticas pedagógicas, en ambas universidades, detectándose algunas diferencias relevantes en la dimensión evaluativa.
Descrição
Palavras-chave
Avaliação das aprendizagens, Formação inicial de professores, Ensino superior, Articulação entre ensino-aprendizagem-avaliação, Assessment of learning, Initial teacher training, Higher education, Articulation between teaching-learning-assessment, Evaluación de los aprendizajes, Formación inicial docente, Enseñanza superior, Relación entre enseñanza-aprendizaje-evaluación
Citação
MORENO, Pedro C. Mellado; BORRALHO, António; GARCÍA, Montserrat Blanco. Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 43, p. 444-474, abr/jun. 2022. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i43.3721. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/issue/view/138. Acesso em: 2023-02-07