Atributos do discurso de avaliação subjacente ao regulamento geral de avaliação da aprendizagem de Moçambique

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Título do Períodico
Meta: Avaliação
ISSN
2175-2753
Página(s)/e-location
394-415
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
14
43
abr./jun.
Resumo
Desenvolveu-se uma pesquisa com objectivo de caracterizar o discurso de avaliação subjacente ao Regulamento Geral de Avaliação do Ensino Primário, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos e Ensino Secundário Geral de Moçambique. Tratou-se de uma pesquisa documental. Construiu-se e aplicou-se um guião de observação sistemática sobre três Artigos do documento acima mencionado. A partir da Análise de Conteúdo, resultados da pesquisa indicam concentração de indicadores nas concepções de avaliação como distância e como juízo de valor. Portanto, o discurso de avaliação subjacente ao documento é transversal e incompleto. O discurso em si, não desconstrói os ritos das práticas de avaliação escolar. Cabe empreender acções de fiscalização permanente.

A research was carried out with the aim of characterize the evaluation discourse underlying the General Regulation for the Evaluation of Primary Education, Literacy and Education of Youth and Adults and General Secondary Education OF Mozambique. It was a documentary research. A systematic observation guide was built and applied to three Articles in the document mentioned above. From the Content Analysis, research results indicate concentration of indicators in the concepts of evaluation as distance and evaluation as value judgment. Therefore, the evaluation discourse underlying the document is transversal and incomplete. The discourse itself does not deconstruct the rites of school evaluation practices. It is necessary to undertake permanent inspection actions.

Se realizó una investigación con el objetivo de caracterizar el discurso evaluativo que subyace en el Reglamento General para la Evaluación de la Educación Primaria, Alfabetización y Educación de Jóvenes y Adultos y la Educación Secundaria General DE Mozambique. Fue una investigación documental. Se construyó una guía de observación sistemática y se aplicó a tres artículos del documento antes mencionado. A partir del Análisis de Contenido, los resultados de la investigación indican concentración de indicadores en los conceptos de evaluación como distancia y evaluación como juicio de valor. Por lo tanto, el discurso de evaluación que subyace al documento es transversal e incompleto. El discurso en sí mismo no deconstruye los ritos de las prácticas de evaluación escolar. Es necesario realizar acciones de inspección permanente.
Descrição
Palavras-chave
Concepções de avaliação, Regulamento de avaliação, Discurso de avaliação, Conceptions of evaluation, Evaluation regulation, Evaluation speech, Concepciones de evaluación, Reglamento de evaluación, Discurso de evaluación
Citação
CHICOTE, Rosalino Subtil; DEIXA, Geraldo Vernijo. Atributos do discurso de avaliação subjacente ao regulamento geral de avaliação da aprendizagem de Moçambique. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 43, p. 394-415, abr/jun. 2022. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i43.3691. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/issue/view/138. Acesso em: 2023-02-07