Entre o dizer e o pensar: uma análise da fala de crianças pequenas em ambiente escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Título do Períodico
Travessias
ISSN
1982-5935
Página(s)/e-location
e28963
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Cascavel, PR
16
3
set./dez.
Coleções
Resumo
Este trabalho objetiva analisar a fala de crianças de 3 e 5 anos dentro do ambiente escolar a fim de verificar o emprego das implicaturas conversacionais na infância. Para isso, o estudo se fundamenta nos conceitos de Teoria das Implicaturas (GRICE, 1975), Teoria da Mente (SOUZA, 2006) e de significado natural e não-natural (GRICE, 1957). Com a finalidade de dar conta do objetivo proposto, foi realizado um estudo de caso em que se observaram 18 horas de interações de crianças, entre 3 e 5 anos, de três turmas da Educação Infantil de uma escola no município de Venâncio Aires/RS. As observações foram registradas em um diário de campo e suas análises realizadas com base nos conceitos teóricos que alicerçam o trabalho. Os resultados indicam que os sujeitos pesquisados usam, de forma consciente, os implícitos em suas construções linguísticas e que reconhecem a si e aos outros em suas falas.

This paper aims to analyze the talk in the interaction of children aged 3 to 5-years old in the school environment, in order to investigate the employments of conversational implicatures at childhood. The study delves into the Theory of the Implicatures (GRICE, 1975), the Theory of Mind (SOUZA, 2006), and non-natural and natural meaning concepts (GRICE, 1957). Data was generated from the children's interaction in a school environment in the city of Venâncio Aires/RS. The participants attended three different groups at the nursery level. Eighteen hours of observations were registered in a diary by the researcher and analyzed per the above mentioned theories. The analysis indicates that participants consciously use implicatures and recognize themselves and others in their speech.
Descrição
Palavras-chave
Teoria das implicaturas, Teoria da mente, Linguagem, Infância, Theory of implicatures, Theory of mind, Language, Childhood
Citação
WERLANG, Carolina Taís; FORNECK, Kári Lúcia. Entre o dizer e o pensar: uma análise da fala de crianças pequenas em ambiente escolar. Travessias, Cascavel, PR, v. 16, n. 3, p. e28963, set/dez. 2022. https://doi.org/10.48075/rt.v16i3.28963. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/28963. Acesso em: 2023-02-02