Quando a queixa é Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Nenhuma Miniatura disponível
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Linhas Críticas
ISSN
1981-0431
Página(s)/e-location
e40200
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Brasília
28
jan./dez.
Coleções
Resumo
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) emerge como justificativa para problemas na escolarização, sendo muitas vezes resultado de uma avaliação rápida e superficial. Diante disso, neste estudo, investigou-se a variação no número de laudos de TDAH, entre 2015 e 2020, em escolas públicas, constatando-se um aumento de 594%. Questiona-se a concepção biologizante do TDAH, cuja consequência é a medicalização. Propõe-se o desenvolvimento da atenção e do controle voluntário do comportamento no conjunto das funções psicológicas. Aponta-se a importância de um planejamento fundamentado na concepção histórico-cultural e a premência de investimento público na qualificação docente.

The Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) emerges as a justification for problems in schooling, often resulting from a quick and superficial evaluation. The variation in the number of ADHD reports between 2015 and 2020 in public schools was investigated, showing an increase of 594%. The biologizing conception of ADHD is questioned, the consequence of which is medicalization. It proposes the development of attention and voluntary control of behavior in the set of psychological functions. The importance of planning based on the cultural-historical conception is pointed out, as well as the urgency of public investment in teacher qualification.
Descrição
Palavras-chave
Processos de ensino e de aprendizagem, Medicalização, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Educação Especial, Teaching and learning processes, Medicalization, Attention deficit hyperactivity disorder, Special education
Citação
SZYMANSKI, Maria Lidia Sica; TEIXEIRA, Andrise. Quando a queixa é Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Linhas Críticas, Brasília, v. 28, p. e40200, jan/dez. 2022. https://doi.org/10.26512/lc28202240200. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/40200. Acesso em: 2023-01-13