O papel da língua materna no ensino do francês como língua estrangeira: uma velha questão rediscutida à luz das ciências do trabalho

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível técnico
Data
2021
Título do Períodico
Horizontes
ISSN
2317-109X
Página(s)/e-location
e021038
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Itatiba
39
1
Coleções
Resumo
Neste artigo, temos por objetivo apresentar um estudo sobre verbalizações de professores de francês, produzidas pelo método da autoconfrontação, procurando discutir qual é o papel da LM no trabalho de ensinar uma LE. Para tanto, baseamo-nos, em primeira instância, no Interacionismo Social de Vygotski (1997), como uma orientação epistemológica geral; servimo-nos, também, de dois quadros teórico-metodológicos que permitem compreender o trabalho e a linguagem produzida em situação de trabalho: de um lado, a Clínica da Atividade (CLOT, 1999) e Ergonomia da Atividade (FAÏTA, 2004, AMIGUES, 2004, SAUJAT, 2004) e, de outro, o Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999). Os dados advêm de uma intervenção junto a professores iniciantes de francês e foram geradospor meio da autoconfrontação cruzada. Os resultados indicam que o uso da LM em aulas de francês pode ser considerado como um dilema do métier de professor de FLE.

Dans cet article, nous avons pour but de présenter une étude sur les verbalisations des professeurs de français, produites par la méthode de l'auto-confrontation, visant à discuter du rôle de la LM dans le travail d'enseignement d'une LE. Pour cela, nous nous basons, en premier lieu, sur l'interactionnisme social de Vygotski (1997), en tant qu'orientation épistémologique générale; nous utilisons également deux cadres théoriques et méthodologiques qui nous permettent de comprendre le travail et le langage produits dans la situation de travail: d'une part, la Clinique de l’Activité (CLOT, 1999) et l’Ergonomie de l’Activité (FAÏTA, 2004; AMIGUES, 2004; SAUJAT, 2004) et, d'autre part, l'interactionnisme Socio-discursif (BRONCKART, 1999). Les données proviennent d'une intervention auprès d'enseignants de français débutants et ont été produites à partir de l’auto-confrontation croisée. Les résultats indiquent que l'utilisation de la LM dans les cours de français peut être considérée comme un dilemme du métier de l’enseignant de FLE.
Descrição
Palavras-chave
LM/LE, Autoconfrontação, Conflito, Dificuldade, Dilema, LM/LE, Auto-confrontation croisée, Conflit, Difficulté, Dilemme
Citação
LOUSADA, Eliane Gouvêa. O papel da língua materna no ensino do francês como língua estrangeira: uma velha questão rediscutida à luz das ciências do trabalho. Horizontes, Itatiba, v. 39, n. 1, p. e021038. 2021. https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1285. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1285. Acesso em: 2022-11-25