Professores da educação básica rumo à uberização ou ao desemprego? Uma análise das relações de trabalho nas escolas estaduais da região metropolitana de Campinas

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível técnico
Data
2021
ORCID
Título do Períodico
Horizontes
ISSN
2317-109X
Página(s)/e-location
e021035
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Itatiba
39
1
Coleções
Resumo
O presente artigo visa debater a contratação de professores que atuam nos ensinos fundamental II e médio (PEBII), por vias distintas do concurso público, em cada escola estadual nos vinte municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC). A pesquisa, de caráter documental, analisou o fenômeno, característico da Nova Gestão Pública, à luz da localização das escolas no território e busca interrogá-lo, no sentido de compreender os caminhos futuros da profissão rumo à uberização ou ao desemprego. Verificou-se a existência de estreita relação entre a precariedade nas relações de trabalho e as áreas com maior vulnerabilidade social, em quantidade significativa de municípios.

This article aims to discuss the forms of hiring of teachers who work in middle and high school (PEBII), in different ways of the public tender, in each state school in the twenty municipalities of the Metropolitan Region of Campinas (RMC). The documentary research analyzes the phenomenon, typical of New Public Management, of the location of schools in the territory and seeks to interrogate it, in order to understand the future of the profession towards uberization or unemployment. It was found that there is a close relationship between precarious work and areas with greater social vulnerability, in asignificant number of municipalities.
Descrição
Palavras-chave
Política educacional, Relações de trabalho, Trabalho docente, Vulnerabilidade social, Educational policy, Work relationships, Teaching work, Social vulnerability
Citação
VENCO, Selma. Professores da educação básica rumo à uberização ou ao desemprego? Uma análise das relações de trabalho nas escolas estaduais da região metropolitana de Campinas. Horizontes, Itatiba, v. 39, n. 1, p. e021035. 2021. https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1263. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1263. Acesso em: 2022-11-25