Produção do conhecimento e resistências na área da educação: contribuições do único mestrado profissional em educação de jovens e adultos no Brasil
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Horizontes
ISSN
2317-109X
Página(s)/e-location
e021044
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Itatiba
39
1
39
1
Coleções
Resumo
Apresentamoso levantamento da produção acadêmica, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a partir das pesquisasdesenvolvidas com a temática daEJA. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, no contexto do MPEJA, com procedimentos de mapeamento da produção científica, e um grupo de discussão com egressos do Programa. Os resultados apontam o trabalho pioneiro, responsável e significativo que o MPEJA desenvolve, como espaço de produção e difusão do conhecimento, possibilitando transformações na área da EJA, fomentando ações de enfrentamento, e impactando as diferentes Territórios de Identidade na Bahia.
Presentamosla recopilación de la producción académica, desarrollada en el Programa de Posgrado, Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos(MPEJA), por la Universidade do Estado da Bahia(UNEB), a partir de las disertaciones con temáticas desenvueltas quecontribuyen con el debate a respeto de la modalidad EJA. Realizamos una investigación de abordaje cualitativo, en el contexto del MPEJA, con procedimientos de mapeo de esa producción y un grupo de discusión con egresos del Programa.Los resultados apuntanel trabajo pionero, responsable y significativo que el MPEJA desenvuelve, como espacio de producción y difusión del conocimiento, posibilitando transformaciones en el área de la EJA, fomentando acciones de enfrentamiento, e impactando los diferentes Territorios de Identidad en Bahía.
Presentamosla recopilación de la producción académica, desarrollada en el Programa de Posgrado, Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos(MPEJA), por la Universidade do Estado da Bahia(UNEB), a partir de las disertaciones con temáticas desenvueltas quecontribuyen con el debate a respeto de la modalidad EJA. Realizamos una investigación de abordaje cualitativo, en el contexto del MPEJA, con procedimientos de mapeo de esa producción y un grupo de discusión con egresos del Programa.Los resultados apuntanel trabajo pionero, responsable y significativo que el MPEJA desenvuelve, como espacio de producción y difusión del conocimiento, posibilitando transformaciones en el área de la EJA, fomentando acciones de enfrentamiento, e impactando los diferentes Territorios de Identidad en Bahía.
Descrição
Palavras-chave
Produção do conhecimento, Mestrado profissional, Educação de jovens e adultos, Producción del conocimiento, Maestría profesional, Educación de jóvenes y adultos
Citação
VIÑAL JUNIOR, José Veiga; MIRANDA, Helga Porto; PEREIRA, Ana Lúcia Nunes. Produção do conhecimento e resistências na área da educação: contribuições do único mestrado profissional em educação de jovens e adultos no Brasil. Horizontes, Itatiba, v. 39, n. 1, p. e021044. 2021. https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1161. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1161. Acesso em: 2022-11-25