Dissonâncias do Programa Tempo de Aprender (SEALF/MEC/2020) com as pesquisas sobre alfabetização
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
ORCID
Título do Períodico
Horizontes
ISSN
2317-109X
Página(s)/e-location
e021021
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Itatiba
39
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Coleções
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar dissonâncias conceituais que a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do MEC tem adotado a partir da Política Nacional de Alfabetização (2019) e do Programa Tempo de Aprender (2020), desconsiderando as pesquisas científicas realizadas no âmbito das universidades brasileiras. Ao evocar pesquisas internacionais, principalmente do National Reading Painel (2000), a atual Secretaria limita a alfabetização a seu processo metodológico, não levando em conta a importância da dimensão de letramento. Pergunta-seo que está em debate na visão da Sealf,que insiste em não avaliar a importância da formação inicial e continuada de professores de diferentes universidades e de pesquisadores imbuídos de um princípio crítico-político-social,reduzindo o tema a um viés tecnicista do método sintético fônico.
The objective of this article is to present the conceptual dissonances that the MEC's Secretariat of Literacy has adopted from the National Literacy Policy (2019) and the Time to Learn program (2020), disregarding scientific research carried out within the scope of Brazilian universities at different levels of teacher training. In evoking international research, mainly the National Reading Panel (2000), the current secretariat limits literacy to its methodological process, disregarding the importance of the literacy dimension, leaving the following question: what is under debate in SEALF's view, which insists in disregarding the importance of initial and continuing training for teachers from different universities and researchers imbued with a critical-political-social principle;and reducing the theme to a technicist bias of the synthetic phonics method?
The objective of this article is to present the conceptual dissonances that the MEC's Secretariat of Literacy has adopted from the National Literacy Policy (2019) and the Time to Learn program (2020), disregarding scientific research carried out within the scope of Brazilian universities at different levels of teacher training. In evoking international research, mainly the National Reading Panel (2000), the current secretariat limits literacy to its methodological process, disregarding the importance of the literacy dimension, leaving the following question: what is under debate in SEALF's view, which insists in disregarding the importance of initial and continuing training for teachers from different universities and researchers imbued with a critical-political-social principle;and reducing the theme to a technicist bias of the synthetic phonics method?
Descrição
Palavras-chave
Política nacional de alfabetização, Programa tempo de aprender II alfabetização II Método fônico II história da educação, National literacy policy, Time to learn program, Literacy, Phonic method, History of education
Citação
ALBUQUERQUE, Suzana Lopes de; BOTO, Carlota. Dissonâncias do Programa Tempo de Aprender (SEALF/MEC/2020) com as pesquisas sobre alfabetização. Horizontes, Itatiba, v. 39, n. 1, p. e021021. 2021. https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1125. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1125. Acesso em: 2022-11-25