O inglês como meio de instrução nas representações de alunos de um programa de pós-graduação em ciências biológicas
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Horizontes
ISSN
2317-109X
Página(s)/e-location
e021008
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Itatiba
39
1
39
1
Coleções
Resumo
O artigo reflete sobre o uso do inglês como língua de instruçãoa partir das representações de 12 alunos de um curso de pós-graduação em Ciências Biológicasmatriculados numa disciplina de escrita acadêmica em inglês ministrada em 2019-2. O estudo é de cunho misto e os dados foramcoletados via questionário com escala Likert. A análise sugere que o EMI é representado como possibilidade de melhoria do inglês e do letramento acadêmico e que a falta de proficiência pode comprometer a participação/o desempenho dos alunos em cursos EMI. As representações do inglês estão ligadas à sua naturalização como língua acadêmica/da internacionalização sugerindo a necessidade de pensar no uso crítico do inglês em geral e em cursos EMI em particular.
The article reflects on the use of English as a medium of instruction drawing on therepresentations of 12 students in a postgraduate program in Biological Sciences enrolled in an academic writing course offered inEnglishas medium of instruction (EMI)in2019-2.The methodology employedis mixed and datawere collected via a questionnaire withLikertscale. The analysis suggests that EMI is represented as a possibility to improve English and academic literacy and also that the lack of proficiencyin Englishmay compromise students’ participation/performance in EMI courses. Representations of English are linked to its naturalization as the language of academia/internationalization, suggesting the need to think ofa more critical use of English in general and in EMI courses in particular.
The article reflects on the use of English as a medium of instruction drawing on therepresentations of 12 students in a postgraduate program in Biological Sciences enrolled in an academic writing course offered inEnglishas medium of instruction (EMI)in2019-2.The methodology employedis mixed and datawere collected via a questionnaire withLikertscale. The analysis suggests that EMI is represented as a possibility to improve English and academic literacy and also that the lack of proficiencyin Englishmay compromise students’ participation/performance in EMI courses. Representations of English are linked to its naturalization as the language of academia/internationalization, suggesting the need to think ofa more critical use of English in general and in EMI courses in particular.
Descrição
Palavras-chave
Internacionalização, EMI, Representações, Internationalization, EMI, Representations
Citação
EL KADRI, Michele Salles; FINARDI, Kyria Rebeca; TAQUINI, Reninni. O inglês como meio de instrução nas representações de alunos de um programa de pós-graduação em ciências biológicas. Horizontes, Itatiba, v. 39, n. 1, p. e021008. 2021. NÃO COSNTA DOI (o que tem no artigo está inválido). Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1097. Acesso em: 2022-11-25