Internacionalização do ensino superior: desafios enfrentados no letramento acadêmico por estudantes de países não lusófonos

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Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2021
ORCID
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Educação on-line
ISSN
1809-3760
Página(s)/e-location
104-121
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
16
36
3
Resumo
Este artigo busca compreender os desafios que estudantes vinculados ao PEC-G, oriundos de países em que o inglês e o francês são línguas oficiais, enfrentam na universidade, na apropriação de práticas de letramento acadêmico. Tomamos como referência os estudos sobre letramento acadêmico levados a cabo por e Mary Lea e Brian Street, no Reino Unido, articulados a uma compreensão da língua como prática social, tal como proposta por Bakhtin. Foram realizadas entrevistas com três estudantes do Congo, Camarões e Gana, além da análise de documentos oficiais sobre o PEC-G. Os resultados indicam que os estudantes se apoiam nas suas línguas oficiais como uma estratégia na aprendizagem do português e dos próprios conceitos e conhecimentos do curso de graduação. Indicam que a internacionalização em casa ocorre não apenas pela presença de estudantes estrangeiros, mas também pelo uso do inglês no currículo de seus cursos.
Descrição
Palavras-chave
Letramento acadêmico, Internacionalização, Ensino superior, PEC-G
Citação
MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes. Internacionalização do ensino superior: desafios enfrentados no letramento acadêmico por estudantes de países não lusófonos. Educação on-line, Rio de Janeiro, v. 16, n. 36, p. 104-121, 3. 2021. https://doi.org/10.36556/eol.v16i36.793. Disponível em: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/793. Acesso em: 2022-11-08