Inclusão no ensino superior em engenharia: o projeto pedagógico do curso de engenharia mecânica do IFBA campus de Salvador

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Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2021
ORCID
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Educação on-line
ISSN
1809-3760
Página(s)/e-location
73-96
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
16
37
8
Resumo
Este artigo apresenta uma análise do Projeto Pedagógico de Curso do Bacharelado em Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA – Campus de Salvador, aprovado em 2019, comparando-o com sua versão anterior, no aspecto da inclusão de pessoas com deficiência. Foram feitos estudos bibliográficos sobre currículo e legislação que tratam da inclusão, revisão de literatura sobre estudos que analisaram PPC de cursos superiores, sobretudo da engenharia, e documentos internos da instituição. Há um aumento no número de pessoas com deficiência no ensino superior no Brasil e na Bahia, mas existem vagas de trabalho que não são preenchidas, por falta de mão de obra qualificada que possua algum tipo de deficiência. A atual versão do PPC atende à legislação vigente e inclui todos os documentos institucionais que tratam de acessibilidade. A atualização de um PPC, além de alinhar o documento à uma legislação, visa a promover um ambiente inclusivo de fato.
Descrição
Palavras-chave
Acessibilidade, Currículo, Ensino superior, Inclusão, Legislação
Citação
MENEZES, Karina Moreira; ALMEIDA, Francisco Souza; ALMEIDA, Antonio Gabriel Souza; ARAUJO, Elizabeth Villas Boas de. Inclusão no ensino superior em engenharia: o projeto pedagógico do curso de engenharia mecânica do IFBA campus de Salvador. Educação on-line, Rio de Janeiro, v. 16, n. 37, p. 73-96, 8. 2021. https://doi.org/10.36556/eol.v16i37.744. Disponível em: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/744. Acesso em: 2022-11-08