Processos identitários de docentes universitários: espaço e tempo da formação

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2020
Título do Períodico
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
ISSN
1982-5587
Página(s)/e-location
1585-1599
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
15
n.esp. 2
ago.
Resumo
O mundo globalizado provoca mudanças de contextos e condutas, as quais geram exigências e refletem no papel que o professor universitário exerce dentro de um espaço social, cultural que é a universidade. Fazer parte desse grupo social exige uma formação contínua, constitutiva de novas identidades e propulsora de uma ideia: o professor precisa adequar-se à função de ensinar e educar no mundo atual. O objetivo dessa pesquisa foi compreender no percurso de formação de professores universitários implicações sobre a construção da identidade docente.

The globalized world causes changes of contexts and behaviors which generate demands and reflect on the role that the university professor has within a social space, which is the cultural university. Being part of this social group requires training, constituting new identities and driving of an idea: the teacher must adapt to the role of teaching and education in today's world. The objective was to understand the course of training of university teachers the implications on the construction of teacher identity.

El mundo globalizado provoca cambios en los contextos y comportamientos que generan demandas y reflexionan sobre el papel que desempeña el profesor universitario en un espacio social y cultural que es la universidad. Ser parte de este grupo social requiere una formación continua, constituir nuevas identidades y propulsar una idea: el maestro necesita adaptarse a la función de enseñar y educar en el mundo de hoy. El objetivo de esto investigación fue comprender en el curso de la formación de docentes universitarios, las implicaciones en la construcción de la identidad docente.
Descrição
Palavras-chave
Docência Superior, Identidade Docente, Histórias de vida, Abordagem (auto) biográfica, Higher teaching, Teaching identity, Life stories, (Auto) biographical approach, Enseñanza superior, Identidad docente, Historias de vida, Enfoque (auto) biográfica
Citação
SENA, Filadelfia de Carvalho; ALBUQUERQUE, Jônia Tírcia Parente Jardim. Processos identitários de docentes universitários: espaço e tempo da formação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. n.esp. 2, p. 1585-1599, ago. 2020. https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13831. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13831. Acesso em: 2022-11-01