A escola e o Ensino Fundamental I, frente às dificuldades de aprendizagem: aspectos para uma pauta de discussões sobre a (des)medicalização da educação e o êxito do(a)s escolares

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Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2020
Título do Períodico
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
ISSN
1982-5587
Página(s)/e-location
2950-2966
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
15
n.esp. 5
dez.
Resumo
Neste artigo, exploramos aspectos sobre o papel da escola e o ensino de escolares, diante das dificuldades de aprendizagem apresentadas durante o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e que dizem respeito ao necessário distanciamento de diagnósticos que têm levado à medicalização da Educação.

In this article, we explore aspects about the role of the school and the teaching of schools, given the learning difficulties presented during Elementary Teaching (1st to 5th year) and which concern the necessary distance from diagnoses that lead has led to the medicalization of Education.

En este artículo, exploramos aspectos sobre el papel de la escuela y la enseñanza de los escolares, dadas las dificultades de aprendizaje presentadas durante la Enseñanza Primaria (1 ° a 5 ° año) y que se refieren a la distancia necesaria de los diagnósticos que condujeron a la medicalización de la educación.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Ensino Fundamental I, (Des)medicalização da Educação, Essencialidade da ação docente, Dificuldades de aprendizagem, Education, Elementary teaching, (De)medicalization of education, Essentiality of teaching action, Learning difficulties, Educación, Ensenãnza Primaria, (Des)medicalización de la educación, Esencialidad de la acción docente, Dificultades de aprendizaje
Citação
CASTRO, Rosane Michelli de; REIS, Karina Cássia Oliveira. A escola e o Ensino Fundamental I, frente às dificuldades de aprendizagem: aspectos para uma pauta de discussões sobre a (des)medicalização da educação e o êxito do(a)s escolares. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. n.esp. 5, p. 2950-2966, dez. 2020. https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp5.14568. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14568. Acesso em: 2022-11-01