Políticas de avaliação externa e a medicalização da educação: dos sentidos do “não aprender” até o “não ensinar”

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Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2020
Título do Períodico
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
ISSN
1982-5587
Página(s)/e-location
2916-2931
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
15
n.esp. 5
dez.
Resumo
Neste artigo, objetivamos analisar as políticas de avaliação externa e os efeitos concernentes ao “não aprender” e ao “não ensinar” como marcas da culpabilização e medicalização da educação.

In this article, we aimed to analyze the external assessment policies and the effects concerning “not learning” and “not teaching” as impressions of the blame and medicalization of education.

El artículo analiza las políticas de evaluación externa y sus efectos, concernientes al "no aprender" y al "no enseñar", como indicadores de culpabilidad y medicalización de la educación. A
Descrição
Palavras-chave
Políticas de avaliação externa, Culpabilização, Não aprender, Não ensinar, Medicalização, External assessment policies, Blame, Not learning, Not teaching, Medicalization, Políticas de evaluación externa, Culpabilización, No aprender, No enseñar, Medicalización
Citação
SOUZA, Vilma Aparecida de; RICHTER, Leonice Matilde; SILVA, Lázara Cristina da. Políticas de avaliação externa e a medicalização da educação: dos sentidos do “não aprender” até o “não ensinar”. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. n.esp. 5, p. 2916-2931, dez. 2020. https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp5.14566. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14566. Acesso em: 2022-11-01