O discurso sobre a dislexia no DSM-5 e suas implicações no processo de medicalização da educação
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Tipo
Artigos
Classficação
Nível técnico
Data
2020
Título do Períodico
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
ISSN
1982-5587
Página(s)/e-location
2883-2898
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
15
n.esp. 5
dez.
15
n.esp. 5
dez.
Resumo
A medicalização da infância e da adolescência se articula com a medicalização da educação com relação às “doenças do não aprender”. Nesse contexto, o diagnóstico da Dislexia é legitimado pelo DSM, Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, utilizado pelos profissionais da saúde.
The medicalization of childhood and adolescence is linked to the medicalization of education in relation to “diseases of not learning”. In this context, the diagnosis of Dyslexia is legitimized by the DSM, Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, used by health professionals.
La medicalización de la infancia y la adolescencia está vinculada a la medicalización de la educación en relación con las "enfermedades del no aprendizaje". En este contexto, el diagnóstico de Dislexia está legitimado por el DSM, Manual diagnóstico y estadístico de los trastornos mentales, utilizado por los profesionales de la salud.
The medicalization of childhood and adolescence is linked to the medicalization of education in relation to “diseases of not learning”. In this context, the diagnosis of Dyslexia is legitimized by the DSM, Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, used by health professionals.
La medicalización de la infancia y la adolescencia está vinculada a la medicalización de la educación en relación con las "enfermedades del no aprendizaje". En este contexto, el diagnóstico de Dislexia está legitimado por el DSM, Manual diagnóstico y estadístico de los trastornos mentales, utilizado por los profesionales de la salud.
Descrição
Palavras-chave
Dislexia, DSM-5, Medicalização, Diagnóstico, Dyslexia, DSM-5, Medicalization, Diagnosys, Dislexia, DSM-5, Medicalización, Diagnóstico
Citação
ELIASSEN, Elisabeth da Silva; SANTANA, Ana Paula de Oliveira. O discurso sobre a dislexia no DSM-5 e suas implicações no processo de medicalização da educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. n.esp. 5, p. 2883-2898, dez. 2020. https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp5.14564. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14564. Acesso em: 2022-11-01