A pedagogia histórico-crítica em defesa de uma educação revolucionária

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Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2020
Título do Períodico
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
ISSN
1982-5587
Página(s)/e-location
2204-2222
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
15
n.esp. 3
nov.
Resumo
A importância da educação está na sua relação com as necessidades humanas e os direitos sociais. Sendo assim, emergem há décadas propostas educativas com diferentes perspectivas de intervenção que buscam atender objetivos e concepções de mundo igualmente distintas. Diante deste cenário, fundamentados no materialismo histórico dialético, apresentaremos uma análise da contribuição da educação escolar para a formação da consciência de classe e emancipação humana.

The importance of education is related to human needs and social rights. Thus, educational proposals have emerged for decades with different intervention perspectives that seek to meet equally different goals and worldviews. Given this scenario, based on historical dialectical materialism, we will present an analysis of the contribution of school education to the formation of class consciousness and human emancipation.

La importancia de la educación está relacionada con las necesidades humanas y los derechos sociales. Así, desde hace décadas han surgido propuestas educativas con diferentes perspectivas de intervención que buscan cumplir con objetivos y visiones del mundo igualmente diferentes. Ante este escenario, a partir del materialismo dialéctico histórico, presentaremos un análisis de la contribución de la educación escolar a la formación de la conciencia de clase y la emancipación humana.
Descrição
Palavras-chave
Educação escolar, Pedagogia histórico-crítica, Conteúdos escolares, Consciência de classe, School education, Historical-critical pedagogy, School contents, Class consciousness, Enseñanza, Pedagogía histórico-crítica, Contenidos escolares, Conciencia de clase
Citação
MARQUES, Hellen Jaqueline; DUARTE, Newton. A pedagogia histórico-crítica em defesa de uma educação revolucionária. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. n.esp. 3, p. 2204-2222, nov. 2020. https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14427. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14427. Acesso em: 2022-11-01