Trabalho docente e inovação pedagógica no contexto dos Institutos Federais: a experiência da formação continuada por meio da aprendizagem baseada em problemas e da metodologia da problematização

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2020
Título do Períodico
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
ISSN
1982-5587
Página(s)/e-location
1669-1684
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
15
n.esp. 2
ago.
Resumo
Este artigo objetiva contribuir com a reflexão acerca da temática da docência no ensino superior, notadamente no que diz respeito aos processos de inovação pedagógica desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), com base nas metodologias ativas.

This article aims to contribute to the reflection on teaching’s theme in college education especially as regards pedagogical innovation processes developed within Postgraduate Program in Education of the Federal Institute Catarinense of Education, Science and Technology (IFC), based on the active methodologies. Its central concepts are pedagogical innovation, Problem Based Learning (ABP/PBL) and Problematization Methodology (MP/PM).

Este artículo objetiva contribuir con la reflexión alrededor de la temática de la docencia em la enseñanza superior, especialmente sobre lo que dice respeto a los procesos de innovación pedagógica desarrollados em el Programa de Posgrado em Educación del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología Catarinense (IFC), con base em las metodologias activas. Trae como conceptos centrales la innovación pedagógica, el aprendizaje baseada en problemas (ABP/PBL) y la metodología de la problematización (MP).
Descrição
Palavras-chave
Docência, Inovação pedagógica, Institutos federais, Aprendizagem baseada em problema, Formação continuada, Teaching, Pedagogical innovation, Federal institutes, Problem based learning, Continuous training, Docencia, Innovación pedagógica, Institutos federales, Aprendizaje baseada en problema, Formación continuada
Citação
FERNANDES, Sônia Regina de Souza; SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da. Trabalho docente e inovação pedagógica no contexto dos Institutos Federais: a experiência da formação continuada por meio da aprendizagem baseada em problemas e da metodologia da problematização. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. n.esp. 2, p. 1669-1684, ago. 2020. https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13838. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13838. Acesso em: 2022-11-01