A produção científica sobre educação indígena no Brasil: uma revisão narrativa

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Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2018
Título do Períodico
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
ISSN
1982-5587
Página(s)/e-location
931-952
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
13
3
jul./set.
Resumo
A educação indígena no Brasil tem o seu marco fundador com as primeiras ações catequéticas dos jesuítas na segunda metade do século XVI. Nessa longa trajetória até os dias atuais a educação dos povos indígenas que habitam o território brasileiro tem sido alvo de controvérsias e discussões, tanto no nível governamental quanto acadêmico, e gerado inúmeros estudos.

The indigenous education in Brazil has its founding milestone with the first catechetical actions of the Jesuits in the second half of the XVI. In this long trajectory until the days the education of the indigenous peoples that inhabit the Brazilian territory has been the object of controversies and discussions, both at governmental and academic level and generated numerous studieS

La educación indígena en Brasil tiene su marco fundador con las primeras acciones catequéticas de los jesuitas en la segunda mitad del siglo XVI. En esa larga trayectoria hasta los días la educación de los pueblos indígenas que habitan el territorio brasileño ha sido objeto de controversias y discusiones, tanto a nivel gubernamental como académico y generado innumerables estudios.
Descrição
Palavras-chave
Educação indígena, Produção científica, Revisão narrativa, Indigenous education, Scientific production, Narrative review, Educación indígena, Producción científica, Revisión narrativa
Citação
MAROLDI, Alexandre Masson; LIMA, Luis Fernando Maia; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. A produção científica sobre educação indígena no Brasil: uma revisão narrativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 3, p. 931-952, jul/set. 2018. https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n3.2018.10211. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10211. Acesso em: 2022-10-14