Comunidades de aprendizagem profissional como estratégia de liderança na gestão escolar do século XXI
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2018
ORCID
Título do Períodico
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
ISSN
1982-5587
Página(s)/e-location
304-323
Idioma(s)
en
Fonte
Fonte
Araraquara
13
n. esp. 1
maio
13
n. esp. 1
maio
Resumo
O presente artigo objetiva apresentar uma discussão teórica sobre o conceito de Comunidade de Aprendizagem Profissional (CAP), do inglês Professional Learning Community, e relacioná-lo à proposta de um modelo de gestão escolar focada no desenvolvimento profissional docente em consonância com as demandas do século XXI
This paper aims to present a theoretical discussion about the concept of Professional Learning Community (PLC) and to relate it to the proposal of a school management model, focused on the teacher professional development aligned with the demands of the 21st Century.
Este artículo tiene como objetivo presentar una discusión teórica sobre el concepto de Comunidad de Aprendizaje Profesional (CAP), desde la Comunidad de Aprendizaje Profesional de Inglés, y relacionarlo con la propuesta de un modelo de gestión escolar centrado en el desarrollo profesional docente en línea con las demandas del siglo. XXI
This paper aims to present a theoretical discussion about the concept of Professional Learning Community (PLC) and to relate it to the proposal of a school management model, focused on the teacher professional development aligned with the demands of the 21st Century.
Este artículo tiene como objetivo presentar una discusión teórica sobre el concepto de Comunidad de Aprendizaje Profesional (CAP), desde la Comunidad de Aprendizaje Profesional de Inglés, y relacionarlo con la propuesta de un modelo de gestión escolar centrado en el desarrollo profesional docente en línea con las demandas del siglo. XXI
Descrição
Palavras-chave
Comunidade de aprendizagem profissional – CAP, Desenvolvimento profissional docente, Gestão escolar, Professional learning community, Teacher professional development, School management, Comunidad de aprendizaje profesional - CAP, Desarrollo profesional docente, Gestión escolar
Citação
CHEDIAK, Sheylla; KUNNARI, Irma; INFORSATO, Edson do Carmo; AMORIM JÚNIOR, Jorge W.. Comunidades de aprendizagem profissional como estratégia de liderança na gestão escolar do século XXI. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. n. esp. 1, p. 304-323, maio. 2018. https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11408. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11408. Acesso em: 2022-10-14