Habitantes temporários: o pressuposto epistemológico do (não) saber docente e a inventividade
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Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2018
Título do Períodico
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
ISSN
1982-5587
Página(s)/e-location
2054-2070
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
13
n. esp. 3
dez.
13
n. esp. 3
dez.
Resumo
A partir da pesquisa de doutorado acerca do discurso recorrente de que falta aos professores que trabalham com Estudantes com deficiência o conhecimento necessário para o exercício da docência, este artigo busca problematizar o pressuposto epistemológico do saber docente como critério de verdade, apontando caminhos sobre o (não) saber docente frente aos desafios da escola inclusiva.
From the doctoral research on the recurrent discourse that is lacking to the teachers who work with students with disabilities the knowledge necessary for the exercise of teaching, this article seeks to problematize the epistemological assumption of teacher knowledge as a criterion of truth, indicating ways of teaching (non) knowing the challenges of inclusive school.
A partir de la investigación de doctorado sobre el discurso recurrente que falta a los professores que trabajan con estudiantes con discapacidad el conocimiento necesario para el ejercicio de la docencia, este artículo busca problematizar el presupuesto epistemológico del saber docente como critério de la verdade, senãlando camiños sobre el (no) saber docente frente a los desafios de la escuela inclusiva.
From the doctoral research on the recurrent discourse that is lacking to the teachers who work with students with disabilities the knowledge necessary for the exercise of teaching, this article seeks to problematize the epistemological assumption of teacher knowledge as a criterion of truth, indicating ways of teaching (non) knowing the challenges of inclusive school.
A partir de la investigación de doctorado sobre el discurso recurrente que falta a los professores que trabajan con estudiantes con discapacidad el conocimiento necesario para el ejercicio de la docencia, este artículo busca problematizar el presupuesto epistemológico del saber docente como critério de la verdade, senãlando camiños sobre el (no) saber docente frente a los desafios de la escuela inclusiva.
Descrição
Palavras-chave
(Não) saber, Ignorância, Formação de professores, Experiência do fora, Inventividade, (Non) knowing, Ignorance, Teacher training, Forums experience, Inventiveness, (No) saber, Ignorancia, Formación de profesores, Experiencia del fuera, Inventividad
Citação
SEPTIMIO, Carolline; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi; COSTA, Gilcilene Dias da. Habitantes temporários: o pressuposto epistemológico do (não) saber docente e a inventividade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. n. esp. 3, p. 2054-2070, dez. 2018. https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.iesp3.dez.2018.11145. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11145. Acesso em: 2022-10-14