Por uma história da apreciação musical na escola brasileira: as ideias dispostas nos manuais didáticos do canto orfeônico
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Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2018
Autores
Título do Períodico
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
ISSN
1982-5587
Página(s)/e-location
1814-1831
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
13
4
out./dez.
13
4
out./dez.
Resumo
Reconstitui os percursos da atividade de apreciação musical na escola brasileira, compondo uma historiografia sobre elementos que são mínimos e esparsos, por meio de pesquisa bibliográfica. A ênfase recai sobre o período de desenvolvimento e vigência oficial do Canto Orfeônico [entre as décadas de 1930-1960] no país, do qual se apresentam as ideias sobre apreciação presentes em sete manuais didáticos difundidos à época.
It reconstructs the paths of musical listening in the Brazilian school, composing a historiography on elements that are minimal, through bibliographical research. The emphasis is on the period of development of the ‘Canto Orfeônico’ [choral singing groups between the decades of 1930-1960] in the country, which presents the ideas about listening present in seven guides published at the time.
Reconstituye los caminos de la apreciación musical en la escuela brasileña, al componer una historiografía sobre elementos que son mínimos, por medio de la investigación bibliográfica. El énfasis recae sobre el período de desarrollo y vigencia oficial del Canto Orfeônico [coros en las escuelas entre las décadas de 1930-1960], del cual se presentan las ideas sobre apreciación presentes en siete manuales didácticos difundidos en la época.
It reconstructs the paths of musical listening in the Brazilian school, composing a historiography on elements that are minimal, through bibliographical research. The emphasis is on the period of development of the ‘Canto Orfeônico’ [choral singing groups between the decades of 1930-1960] in the country, which presents the ideas about listening present in seven guides published at the time.
Reconstituye los caminos de la apreciación musical en la escuela brasileña, al componer una historiografía sobre elementos que son mínimos, por medio de la investigación bibliográfica. El énfasis recae sobre el período de desarrollo y vigencia oficial del Canto Orfeônico [coros en las escuelas entre las décadas de 1930-1960], del cual se presentan las ideas sobre apreciación presentes en siete manuales didácticos difundidos en la época.
Descrição
Palavras-chave
História da educação musical, Apreciação musical, Cultura escolar, Canto orfeônico, Music history, Listening, Schooling culture, Choral groups [Orfeonico’s Singing Groups], História de la educación musical, Apreciación musical, Cultura escolar, Coros
Citação
CONSTANTINO, Paulo. Por uma história da apreciação musical na escola brasileira: as ideias dispostas nos manuais didáticos do canto orfeônico. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 4, p. 1814-1831, out/dez. 2018. https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10087. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10087. Acesso em: 2022-10-14